terça-feira, 25 de outubro de 2016

Produtora de “Star Wars” multada em 1,7 milhões de euros


A produtora britânica Foodles Production, propriedade da Disney, foi condenada esta quarta-feira a pagar 1,7 milhões de euros, devido ao acidente que envolveu o ator Harrison Ford, atingido por uma porta hidráulica durante as filmagens de “Star Wars: O despertar da força”.

O tribunal, citado pelo jornal “The Guardian”, referiu que a porta atuou como uma “guilhotina, passando a poucos milímetros da cara do ator antes deste cair no chão”. Harrison Ford, que interpretava a personagem Han Solo, fraturou a perna esquerda e teve de ser operado.

O procurador Andrew Marshall mencionou que o acidente “poderia ter provocado a morte de uma ou duas pessoas”. Marshall leu ainda no tribunal parte da declaração de Harrison Ford, que referia que “o protocolo não tinha sido seguido e que a cena foi feita de forma diferente do que seria se fosse suposto a porta estar fechada”.

A porta tinha sido programada para poder ser fechada remotamente por um operador de efeitos especiais. Logo após o acidente, os membros do staff agiram rapidamente no sentido de travar o fecho da porta, conseguindo pará-la um pouco antes de se fechar completamente.

O juiz Francis Sheridan mencionou também que a produtora falhou na comunicação com o ator e que este “devia ter sido alertado para os perigos que teria de evitar”.

Em dezembro do ano passado, no talk-show de Jonathan Ross, Harrison Ford referiu a propósito do acidente que as portas hidráulicas da nave Millennium Falcon tiveram um desenvolvimento considerável desde 1977, altura em que eram controladas com uma roldana manual. “Agora temos muito dinheiro e tecnologia e por isso eles constroem portas hidráulicas fantásticas que se fecham à velocidade da luz”, comentou então o ator.

Harrison Ford recuperou do incidente a tempo de concluir a sua personagem no mais recente filme da saga.

0 Clones falaram sobre isto.:

Enviar um comentário