quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

'Star Wars' é estudado por filósofos para entender 'ambiguidade moral'


Como qualquer filósofo poderá dizer, há muito mais em "Star Wars" do que um monte de naves espaciais, sabres de luz e princesas.

Rica em mitologia, simbologia e teologia, há décadas a franquia de filmes passada numa galáxia muito, muito distante tem-se mostrado uma arca do tesouro para filósofos confinados à Terra, despertando discussões como a natureza do bem e do mal, o livre arbítrio e o determinismo, a profecia do escolhido e a verdadeira essência da Força.

"Star Wars é muito poderoso porque ajuda-nos a entender a nós mesmos nos lados claro e escuro da Força. Percebemos isso nas nossas vidas quando sentimos o impulso da gratificação imediata, mas ao mesmo tempo um desejo de conquistar metas de longo prazo", disse George Backen, professor de filosofia da Universidade Adams State, no estado americano do Colorado.

"George Lucas obteve uma mistura perfeita de mito, Flash Gordon, faroestes e cultura japonesa, e ela realmente ecoa nas pessoas", acrescentou.

Há mais de 30 anos, académicos, estudantes e pessoas de fé recorrem a 'Star Wars' como plataforma para explorarem temas como ambiguidade moral, o relacionamento entre pais e filhos, conceitos de beleza feminina e o anseio por algo a mais na vida.

Agora eles podem explorar novos tópicos (ou aprofundar aqueles) com a estreia de "Star Wars: O Despertar da Força".

Antes ainda da estreia, Kevin Decker, professor de filosofia da Universidade Eastern Washington e coeditor do livro "The Ultimate Star Wars and Philosophy" dizia "Pergunto-me se o tema de 'O Despertar da Força' é uma espécie da abordagem pós-11 de Setembro, na qual antigas certezas são abaladas e as coisas que considerávamos confiáveis são questionadas" .

Decker, que viu os seis filmes da saga mais de 100 vezes, também está de olho em mudanças radicais no conceito da Força como árbitro definitivo do que é bom ou mau.

A espiritualidade é outro tema central de "Star Wars". George Lucas terá dito há cerca de 15 anos atrás que a Força incorpora "um conceito de religião baseado na premissa de que existe um Deus e existe bem e mal".

Mesmo em Portugal há quem se questione sobre estes temas, como bem o demonstra o blogue "Pataniscas Satânicas" que se debruçou recentemente sobre a Fantasia e o poder do Monomito em Star Wars.

Fonte: globo.com

0 Clones falaram sobre isto.:

Enviar um comentário