domingo, 22 de novembro de 2015

Darth Vader nos videojogos: uma timeline visual!

Darth Vader é um dos vilões mais reconhecidos da história do cinema e a sua capacidade é praticamente incomparável. Mesmo antes de ir para o lado negro da força, a sua relação com os Jedi e com o seu mestre Obi-Wan já era bem problemática, marcada por uma rebeldia pouco característica nos Jedi.
Apesar de muitos jogos de Star Wars terem como personagem principal Luke ou qualquer outra personagem que não tenha más intenções a transpirar do próprio corpo, por vezes Vader consegue ocupar um espaço digno nos jogos. Jogável ou não, quando o Lorde Sombrio dos Sith está presente, podemos estar certos de que algo surpreendente vai acontecer. Vejam aqui uma timeline visual das participações do Lorde Darth Vader no mundo dos videojogos:

Star Wars: Jedi Arena (1983, Atari 2600)

Se apertarem bem os olhos para tentar entender o que acontece neste jogo, verão que Star Wars: Jedi Arena coloca Luke Skywalker num duelo mortal com sabres-de-luz contra um oponente anónimo. Apesar de nunca confirmarem se esse oponente era Vader, não é difícil assumir que ele é o dono dos pixels vermelhos no game. Procura no fundo da tua alma e saberás que é verdade.

Star Wars: The Empire Strikes Back (1985, Arcade)

Apesar de Vader estar camuflado no clássico para Atari, o vilão aparece com a sua máscara icónica completamente vectorizada na versão de Star Wars: The Empire Strikes Back para arcada. O Lorde Sombrio dos Sith também mostrava sua voz e suas respirações profundas através de áudios impressionantemente bons para a época.

Star Wars: The Empire Strikes Back (1992, Nintendo)

É necessário dominar muito bem a força para derrotar Vader na adaptação para a Nintendo de The Empire Strikes Back. O jogo se inspirou no filme de mesmo nome, mas Luke não perde o braço e o seu pai no fim apenas saía a "voar" enquanto dizia: "desta vez derrotas-te-me, mas não vais ter tanta sorte na próxima vez."

Star Wars Chess (1994, PC)

Não temos muito que dizer sobre a capacidade de liderança de Darth Vader, mas ele não subestimava a importância dos soldados para conquistar o Império - ou, no caso deste jogo de xadrez, dos peões.

Super Star Wars: The Empire Strikes Back (1993, Super Nintendo)

Como "boss final" de Super Star Wars: The Empire Strikes Back, Darth Vader usa a Força para jogar lixo em nós. Faz muito sentido poder usar "poderes mágicos" para vencer um inimigo, mas preferir só jogar lixo neles. Faz sentido, certo? Certo? Não? Ok.

Star Wars: TIE Fighter (1994, PC)

Um dos jogos Star Wars da década de 90 que mais consenso reuniu, TIE Fighter deixava os jogadores jogarem como o Império Galático pela primeira vez. E não vale desistir das lutas, porque os desertores são recompensados com um enforcamento "da força" executado pelo próprio Vader.

Star Wars: Masters of Teras Kasi (1997, PlayStation)

O jogo era esquisito, cheio de bugs, desequilibrado e tinha sabres de luz tão afiados quanto um aspargo cozido, mas este foi o primeiro jogo em que pudemos de facto jogar com Darth Vader - e com o Boba Fett, se isso vale algo. Curiosidade histórica: durante o desenvolvimento, milhões de jogadores testaram o jogo e odiaram, mas foram silenciados para que a LucasArts pudesse lançar o jogo a tempo do Natal.

LEGO Star Wars: The Video Game (Todos os sistemas possíveis)

O jogo da LEGO nos coloca ao controlo de Dart Vader assim que o conseguimos desbloquear como personagem jogável. Três fases do modo livre só podem ser acessadas usando o lado negro da força. Ele também podia enforcar inimigos com o uso da força até que eles se despedaçassem. Um jogo com visual infantil mas capaz de fazer as delícias dos fãs adultos.

Star Wars: Battlefront II (2006, PC, PlayStation 2, PSP, Xbox)

Apenas em Star Wars: Battlefront II pudemos experimentar pela primeira vez a maravilha que  é jogar com Darth Vader e enforcar os inimigos com o poder da Força. Talvez seja indicativo da nossa inclinação no universo Star Wars para o Ladro Negro da Força, mas andar pelos níveis a cortar vários Jedi é muito, muito divertido.

Soulcaliber IV (2008, PS3, Xbox 360)

Apesar de seu sabre de luz ainda funcionar mais como com um taco brilhante de baseball de brinquedo do que a arma verdadeiramente perigosa que desmembra pessoas, o segundo jogo de luta onde pudemos ver o Lorde Sombrio dos Sith funcionou muito melhor do que o seu primeiro jogo: Masters of Teras Kasi.

Star Wars: The Force Unleashed (2008, PS3, Xbox 360, Wii)

The Force Unleashed parecia ser o maior e melhor jogo de Vader de todos os tempos, mas, infelizmente, ele caiu na armadilha da própria ambição. Na verdade, o jogo só conseguiu destacar o quão horrível a vida do Lorde Vader era nesse período entre a trilogia nova e clássica.

Star Wars: The Force Unleashed II (PS3, Xbox 360, PC)

Para muitos o primeiro The Force Unleashed foi decepcionante, mas o segundo deixou ainda mais a desejar, o que é uma pena, porque sua história é incrível. A continuação do conto de Vader e do seu aprendiz secreto sofreu dos mesmos problemas dos episódios II e III: o jogo era basicamente uma história de amor em vez de um jogo no qual Anakin fazia coisas incríveis o tempo todo.

Kinect Star Wars (2012, Xbox 360)

Vermos Darth Vader a dançar com um sabre de luz é algo tão realista e relevante como vermos um golfinho a pilotar um avião. Em Kinect Star Wars é exactamente isso que temos: Vader a precisar de dominar a pista de dança - presumimos que isso seja necessário para que o Lorde Sombrio dos Sith possa salvar alguns Ewoks (ou a humanidade, já que estamos a falar de situações impossíveis).

Angry Birds Star Wars (2010, todas as plataformas)

O mundo (ou pelo menos os fãs de Star Wars) estavam bem expectantes em relação ao lançamento do jogo Angry Birds Star Wars. No entanto, o entusiasmo depressa deu lugar a outros sentimentos. E nem é que a mistura entre Star Wars e os "pássaros revoltados" não seja divertida, mas desde então já tivemos pelo menos mais 10 novas versões de Angry Birds. Será que eles não cansam?

Star Wars: Tiny Death Star (2013, mobile)

No jogo Tiny Death Star, Vader é tão pequeno que chega a ser fofinho. O jogo resume-se de forma bastante simples: o nosso objectivo é, basicamente, construir e melhorar aos poucos a Estrela da Morte para atrair novos residentes. O jogo é extremamente divertido e, se não se importarem com o fenómenos das microtransações, construir a nossa própria Estrela da Morte super fofinha até consegue ser bastante viciante.

Star Wars Battlefront (2015, PC, PS4 e Xbox One)

Em Star Wars Battlefront, Vader é o que sempre esperámos do vilão num videojogo: ele corta, golpeia e domina o ambiente de uma maneira tão encantadora que até o conseguimos perdoar de por acaso o encontrarmos num cenário onde a sua presença até nem faz sentido.
Fonte: br.ign.com

0 Clones falaram sobre isto.:

Enviar um comentário