sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Descubram o jogo de Star Wars que quer meter as crianças a programar.


A organização não-governamental Code.org, em parceria com a Disney, lançou esta semana um jogo virtual com algumas personagens de 'Star Wars: O Despertar da Força', que estreia em Dezembro nos cinemas. O objectivo é ensinar crianças sobre os princípios básicos das linguagens de programação.

No jogo o usuário precisa de controlar o droid BB-8 pelo deserto do planeta Jakku, seguindo as instruções da personagem Rey, uma espécie de recolectora de sucata. Para isso, é preciso clicar e arrastar os blocos com as funções de movimento do andróide e vê-los a ser executados numa animação à esquerda da tela.

Após os primeiros níveis, o jogo começa a pedir ao jogador para escrever as funções manualmente, seguindo algumas das ordens usadas em JavaScript - uma das linguagens de programação mais populares do mundo. Entre cada nível, um engenheiro de software que trabalhou em "O Despertar da Força" faz comentários sobre o trabalho de um programador.



Ao longo das fases, os cenários vão mudando e podemos jogar também com R2-D2, enquanto recebemos instruções da Princesa (ou devemos dizer General?) Leia. Por enquanto, porém, o jogo não está disponível em português e, para jogar, é preciso definir o idioma da página como inglês. Em breve, a Code.org pretende lançar o jogo em novos idiomas, além de uma versão para smartphones. 

Dêm uma olhadela ao jogo clicando aqui.

0 Clones falaram sobre isto.:

Enviar um comentário