sábado, 7 de fevereiro de 2015

Usa a Força e aprende a customizar o teu drone ao estilo Star Wars

Os fãs de Star Wars podem agora ter uma versão menor da nave Millennium Falcon. No entanto, em vez de ter Han Solo como piloto, esta nave tem como base um drone customizado que será pilotado pelo utilizador. O projecto, postado no Reddit, foi desenvolvido pelo francês Olivier e funciona basicamente como um molde que pode ser construído por qualquer pessoa.

Drone ganha personalização da Millennium Falcon de Star Wars (Foto: Divulgação/Oliver FR)

O molde é projectado com poliestireno expandido 20 (insulant) que é um tipo de isopor mais resistente, com 30 mm de espessura. O material é barato e fácil de cortar para fazer a estrutura. Além disso, ele é mais leve do que estruturas de madeira, plástico ou afins, que podem dificultar o voo do drone. E o mais importante: a cor do material é bem semelhante ao da nave Millennium Falcon.

Molde da nave para recorte no material base para construir o modelo (Foto: Divulgação/Oliver FR)

Para construir o modelo é necessário imprimir em papel um modelo reduzido da nave, que contém as linhas para o corte das bordas, que deve ser feito com um x-acto grande. Esse papel é posto por cima do isopor para fazer um corte mais exacto. Depois são recortados quatro círculos centrais da estrutura para que fiquem encaixadas as hélices do drone.

Encaixes das hélices do drone no modelo (Foto: Divulgação/Oliver)

Os detalhes superiores, da base e laterais, são aplicados com cola quente na estrutura. Assim, o drone fica quase que embutido no molde, com exibição discreta, deixando o destaque para o visual da popular nave de Star Wars. A aplicação de luzes LED no acabamento final é feito na parte frontal e traseira, como elemento extra, e deixam o projecto ainda mais interessante.

Modelo da Millennium Falcon pronta para encaixar no drone (Foto: Divulgação/Olivier)

Para que a “nave” ficasse perfeita, o drone também foi projectado por Oliver com circuitos simples mas que garantem um voo em boa velocidade, com cerca de 30km/h. No entanto, a ideia pode ser adaptada para qualquer modelo de drone, sendo necessário apenas ter em conta as medidas correctas para o encaixe da peça.

E o melhor é que o projecto nem fica assim tão caro (sem contar com o Drone): na versão mais simples, com a carcaça personalizada, custa em torno 11 dólares, ou  13 dólares com a adição de luzes LED. Os preços podem variar consoante a loja onde adquirimos o material, mas tendo em conta que pouco mais precisamos depois, fica um projecto em conta e deveras interessante. Para comprovar. vejam aqui um vídeo do Drone em acção:


0 Clones falaram sobre isto.:

Enviar um comentário