sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Entrevista a Simon Wilkie, um "C-3PO" de corpo e alma.

FOR THE ENGLISH VERSION OF THIS INTERVIEW, PLEASE FOLLOW THIS
---



Quando pensamos em costuming de Star Wars, a ideia de fazer um fato completo do droid protocolar mais conhecido da galáxia – o C-3PO – poderá não ser a primeira a vir-nos à mente. Contudo, não foi assim com o jovem britânico Simon Wilkie que, após anos a participar em eventos e iniciativas com outros fatos, decidiu levar a cabo um empreendimento que ocupou não apenas alguns anos da sua vida, como também deixou a sua carteira bem mais leve – criar o melhor fato de C-3PO de sempre! E assim o conseguiu, tendo, por isso, ganho notoriedade entre a comunidade de fãs de Star Wars. De tal modo, que o Simon é já um dos nomes confirmados para a Fan Zone da Comic Com Portugal que irá acontecer em Dezembro de 2014, no Porto. Aproveitando o facto da sua vinda ao nosso país, decidimos que seria uma boa oportunidade para estar à conversa com ele:

Simon, com o seu fato completo.
Clone TV: Esta é uma questão que poderás já estar cansado de responder, mas para todos aqueles que nunca tiveram a oportunidade de ler uma entrevista contigo, aqui vai: porquê um fato de C-3PO? Não é propriamente a escolha mais popular entre quem faz costuming de Star Wars.

Simon Wilkie: Sempre adorei a personagem do Threepio desde que era pequeno. Gosto especialmente da personalidade da personagem. Ele é o derradeiro “gajo porreiro”/herói no Universo Star Wars e aprendemos muito sobre o mundo através das situações com as quais ele se depara.

Clone TV: Julgamos que é impossível encontrar um fato de C-3PO, ou até mesmo um kit, simplesmente à espera de ser comprado, o que quer dizer que provavelmente tiveste que construir o teu fato do nada. Queres-nos contar um pouco sobre todo este processo?

Simon W.: Julgam mal. Há uns quantos produtores com kits disponíveis para comprar na Internet. A maior parte destes kits são criados para displays estáticos ou são, no mínimo, muito pouco precisos. Fazer o meu fato completo foi um processo que demorou quatro anos e que custou cerca de 5000 libras para terminar. Peguei em partes de vários kits e ora modifiquei-os, ora useis como um ponto de partida para começar a esculpir os meus próprios detalhes, usando a sua forma como base.

Clone TV: Este género de projecto não é algo em que pensemos a não ser que sejamos grandes fãs de Star Wars. Como e quando é que o Universo Star Wars se tornou parte da tua vida?

Simon W.: Tinha quatro anos quando a história do Luke Skywalker e dos seus sonhos por aventura tomaram conta da minha vida. É assim que eu vejo os filmes originais – como a história do Luke. Também me lembro distintamente de ver o Threepio a dizer as primeiras palavras em Star Wars e ficar maravilhado com a forma como algo tão sólido e de metal podia transmitir emoções. Este é um desafio em que me empenho por estar à altura durante as minhas próprias performances.

Uma outra perspectiva de Simon com o seu fato de C-3PO

Clone TV: Colaboras de forma próxima com a Fundação “Make-A-Wish UK”. Quando é que começaste a colaborar com a Fundação e como é que as pessoas podem ajudar-te a ajudar?

Simon W.: Sou um apoiante regional da Fundação Make-A-Wish UK aqui em Norfolf e tenho trabalhado com eles directamente a fazer costuming de Threepio por pouco mais de um ano. Tenho participado em várias campanhas de solidariedade durante cerca de oito anos com um vasto número de grupos. Nunca fico com nenhum dinheiro das minhas performances como Threepio em convenções, mas peço uma doação para fins solidários. Evidentemente também aceito doações do público se eles sentirem-se na disponibilidade para doar. Todas as doações são aceites através do site www.justgiving.com/c3po .


Clone TV: Alguma vez tiveste a oportunidade de conhecer o Anthony Daniels – o actor que deu vida ao C-3PO nos filmes Star Wars – pessoalmente? Como foi a experiência?

Simon W.: Tive o grande prazer de encontrar o Anthony umas quantas vezes e “dar vida” é certamente o termo correcto para descrever o sentimento que ele dá ao seu papel. Ele foi uma fonte de inspiração e extremamente prestativo para a minha performance como o nosso amigo dourado.

Na Tunisia, durante as filmagens do videoclip.
Clone TV: Integraste o video “Happy (We are from Tatooine)”, que tornou-se num incrível e viral sucesso entre os fãs de Star Wars e da música também. Como foi a experiência de fazer parte de um projecto assim?

Simon W.: O video “Happy” foi um bocado de um acaso feliz (se é que isso existe). Fui contactado por um grupo de Star Wars da Tunisia e questionado sobre se seria capaz de interpretar o Threepio nos locais onde a saga Star Wars foi originalmente filmada. Como podia recusar? Enquanto estava no set decidimos que seria engraçado fazer um pequeno vídeo musical. Com a ajuda de um muito talentoso editor, cindo dias depois estávamos com um vídeo no Youtube com mais de um milhão de visitas. Neste momento tem cerca de 2.5 milhões. Estar naqueles locais depois de todo o esforço que investi neste fato foi incrivelmente emocionante e cansativo. Valeu a pena cada segundo.

Na SWCE II em conversa com W. Davis.
Clone TV: Ganhaste o primeiro prémio num concurso de “costuming”, realizado durante a Star Wars Celebration Europe II. A condecoração tem-te ajudado a ter mais reconhecimento pelo teu trabalho?

Simon W.: A minha vitória na Celebration Europe foi uma história divertida por si mesmo. Entrei no concurso com o meu fato porque achei que seria bom ter mais droids a participar. Nem eu sabia que acabaria a ser julgado e a ganhar o primeiro prémio.

Mas acredito que esta distinção deu-me mais visibilidade para ajudar a promover o meu trabalho solidário. Quanto mais exposição, melhor!

Clone TV: És agora uma presença regular em eventos de Star Wars e em várias outras convenções. Qual é o feedback que costumas receber das pessoas quando te vêm nesse fato e como te sentes em relação a isso?

Simon W.: O Feedback é algo que vejo normalmente de dentro do fato. Varia entre a incredulidade total e a alegria completa. Os momentos que mais aprecio são quando pessoas de todas as idades encontram o Threepio. Quando a magia acontece e eles são transportados para as suas memórias de infância ou para um tempo quando Star Wars reinava no mundo. Como me sinto em relação a isso? É por isso que eu faço o que faço! Fazer “magia” é muito gratificante.

Clone TV: Vens à Comic Con Portugal, no Porto, em Dezembro próximo. Já alguma vez visitaste Portugal? O que esperas do nosso país?

Simon W.: Já visitei alguns países com o Threepio, mas esta será a minha primeira vez em Portugal. Tenho tido contacto com alguns fãs portugueses de Star Wars durante os anos e sempre os achei incrivelmente dedicados. Espero uma recepção quente no Dezembro frio.

Simon a brilhar no palco de uma Convenção Star Wars.

Clone TV: Antes de nos despedirmos, uma pergunta rápida: tens alguns planos para mais fatos ou vai ficar-te pelo de C-3PO no futuro?

Simon W.: O Threepio é uma personagem pela qual me apaixonei e que nunca me deixaria fazer outra coisa. Fazer esta personagem bem é um trabalho a tempo inteiro por si. Tenciono fazer apenas esta personagem e fazê-lo o melhor possível.

Clone TV: Gostarias de deixar alguma mensagem final aos nossos leitores em casa?

Simon W.: Por mais “brega” que possa parecer: Os vossos sonhos são alcançáveis, mas eles requerem grandes quantidades de esforço, na proporção da sua dimensão!

Obrigado ao Simon pelo tempo dispendido para responder às nossas questões. E fica o encontro marcado com ele para Dezembro, na Comic Con Portugal!

Links de Interesse:

Facebook: www.facebook.com/sw3po
Twitter: @sw3po
YouTube: www.youtube.com/sw3po
Just Giving: www.justgiving.com/c3po

---
FOR THE ENGLISH VERSION OF THIS INTERVIEW, PLEASE FOLLOW THIS

0 Clones falaram sobre isto.:

Enviar um comentário