segunda-feira, 4 de agosto de 2014

[Artigo do I] "The Star Wars". Há muito tempo, numa galáxia distante


Parece o mesmo de sempre mas não é. A Guerra das Estrelas numa BD inspirada pelo texto original de George Lucas
Já se sabia que isto ia acontecer mas agora está à venda, o que torna tudo bem diferente. A Dark Horse, editora de BD cujo catálogo passa em grande parte pela adaptação de heróis vindos da televisão e do cinema ("Indiana Jones", "Predador" ou "Buffy", por exemplo), lançou finalmente aquele que deverá ser o último título (ou um dos últimos) dedicado às desventuras de corajosos com o apelido Skywalker. "The Star Wars" é o que é, "A Guerra das Estrelas", claro está, mas como foi imaginada por George Lucas numa primeira fase, antes de vermos a epopeia no cinema. A edição começou em Abril e está agora completa, com oito títulos, em versões simples paperback ou capa dura e uma deluxe, a pensar nos coleccionadores. Tudo para recuperar a história antes que a Marvel tome conta desta Galáxia aos quadradinhos - a Lucas Arts é da Disney, a Marvel também e vai ser assim a partir de 2015. 
Em 1974 George Lucas pensava que estava pronta a história de uns cavaleiros com capacidades pouco habituais, em luta contra uma organização interplanetária que impunha a sua vontade à força e eliminava os únicos que poderiam fazer frente ao Novo Reino Galáctico, os guerreiros Dai Nogas. No meio de todo este caos, uma família, os Starkillers, estavam entre os mais capazes para liderar uma rebelião.

E na verdade, foi mais ou menos isto que aconteceu a partir de 1977, quando estreou "Guerra das Estrelas" no cinema - mas com as devidas diferenças. E as transformações não chegaram apenas aos nomes (o Reino tornou-se Império, os Dai Nogas fizeram-se Jedis e Starkiller deu num bem mais diplomático Skywalker). Passaram pelos locais onde tudo aconteceu, pelas personagens e respectivas contribuições, numa trama que tinha outro ponto de partida. A maior das alterações? Palavra para J.W.Rinzler, um dos autores do livro (este no texto, em conjunto com Mike Mayhew, o desenhador de serviço), em entrevista recente à CNN: "Toda a gente parece muito surpreendida com o facto de Han Solo, nesta primeira versão do guião, ser um lagarto alienígena. É, de facto, uma personagem muito diferente, nem sequer tem uma nave própria. Ainda assim, já consegue falar com wookies."
Mas no meio de tanta mudança mais tarde operada por Lucas, Rinzler afirma, na mesma conversa, que a estrutura base da aventura está inalterada. "É muito semelhante mas diferente ao mesmo tempo. Ainda assim, estão lá os bons e os maus o princípio é semelhante e o que move as personagens também", conta. Existe até um planeta com dois sóis, mais uma cidade nas nuvens. De qualquer forma, Mayhew confessa que "não houve qualquer dificuldade em transformar tudo isto numa BD". Até porque a história imaginada por George Lucas está bem contada desde o início. "Este argumento está bem escrito desde o início e é isso que é preciso para que se possa fazer um bom livro de banda desenhada."
www.darkhorse.com

Por Tiago Pereira

0 Clones falaram sobre isto.:

Enviar um comentário