segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Paris recebe exposição interativa sobre a saga Star Wars

A Cité du Cinéma ou Cidade do Cinema, na grande região parisiense, abriga a já conhecida exposição "Star Wars Identities". Além da vasta colecção de figurinos e objectos utilizados nas filmagens, a mostra oferece reproduções das personagens em tamanho real, maquetas, ilustrações e croquis. O percurso da exposição também inclui vídeos com trechos dos filmes de George Lucas e explicações interactivas sobre o mágico universo da saga de Luke e Anakin Skywalker.
Star Wars Identities concentra-se nas aventuras destes dois emblemáticos personagens e na descoberta de suas identidades no planeta Tatooine. Uma busca que os visitantes podem experimentar durante a exposição, criando seus próprios personagens e seleccionando características, ao longo do percurso, através de uma pulseira digital.
O mecanismo high-tech é uma das melhores surpresas desta mostra que atrai públicos de todas as idades, avalia a curadora Frédérique Torrès. “Star Wars Identities é especialmente fascinante por oferecer essa busca interactiva da identidade” avalia.
Frédérique explica que a exposição pode interessar a qualquer tipo de público porque se trata de um assunto comum a todos: a busca por uma personalidade própria. “A exposição leva-nos a reflectir sobre a criação de nossas personalidades e como diante de algumas situações nós nos tornamos alguém que vai para o lado negro ou o lado luminoso da força. Todos nós passamos por essa necessidade de criar uma identidade para enfrentar as dificuldades da vida”, analisa.

Histórias por trás dos filmes

O estudantes Alexis Rivière, de 9 anos, é um grande admirador de Luke Skywalker, e ficou fascinado com a possibilidade de criar a sua própria personagem. Já seu amigo, o também estudante Daniel Do, de 10 anos, achou a mostra “criativa” e elogiou: “No final, ainda pudémos ver nossas criações expostas numa grande tela!”
Não é preciso ser um expert na obra de George Lucas para apreciar a exposição. É o que explica o consultor Jeremy Astier: “Achei muito interessante e até mesmo intrigante, porque conhecemos muitas histórias por trás dos filmes. Não sou fanático por Star Wars, mas a mostra deixou-me com vontade de rever os filmes da série”, diz.

Até 30 de junho

A exposição Star War Identities fica em cartaz na Cité du Cinéma, em Saint-Denis, na grande região parisiense, até o dia 30 de Junho. A concepção original da mostra foi feita pela companhia canadiana X3 Productions.
Paris é a segunda cidade a abrigar o evento. A mostra deve fazer um tour do mundo nos próximos anos e passar por várias capitais, ainda indefinidas, nos próximos anos.

Fonte: http://www.portugues.rfi.fr

0 Clones falaram sobre isto.:

Enviar um comentário