quinta-feira, 14 de novembro de 2013

14 de Novembro - Dia Mundial da Diabetes

George Lucas

Porque hoje, dia 14 de Novembro, marca-se o Dia Mundial da Diabetes, decidimos na Clone TV fazer um pouco de serviço público e alertar para os perigos desta doença. A celebração do Dia Mundial da Diabetes, efeméride criada em 1991 e reconhecida pela ONU desde 2007, tem como finalidade primária chamar a atenção das entidades oficiais, dos profissionais de saúde, da comunicação social e da comunidade em geral para a problemática da Diabetes, cada vez mais importante numa altura em que alguns estudos apontam que um em cada três portugueses apresenta o risco de vir a sofrer de diabetes.

Os factores que estão na base deste aumento da incidência de diabetes são o envelhecimento da população (Portugal é um bom exemplo deste fenómeno), o sedentarismo e também a alimentação pouco saudável.

De acordo com números relativos a 2011, há cerca de 12,7 por cento de portugueses diabéticos, o que representa cerca de um milhão de pessoas. Os dados relativos a 2012 serão apresentados no dia 26 de novembro.

Estima-se que haja em todo o mundo cerca de 90 milhões de diabéticos, número que deverá crescer para 100 milhões de diabéticos, em 2030. Entre esses 90 milhões encontra-se, nada mais nada menos, que George Lucas, o responsável saga Star Wars. O cineasta norte-americano descubriu que padecia da doença quando, ao ser chamado para a Guerra do Vietname, fez os normais exames médicos.

Por esse motivo decidimos também alertar para a questão da Diabetes e deixar-vos com os links para os sites do Portal da Diabetes e da Sociedade Portuguesa de Diabetologia de modo a que possam ficar a saber mais sobre o tema.

0 Clones falaram sobre isto.:

Enviar um comentário