domingo, 3 de fevereiro de 2013

Star Wars: The Clone Wars - Episódio "Shades of Reason"

-ATENÇÃO
Este post contém "spoilers".


Dave Filoni, porque é que não fazes sempre episódios assim? Já é o segundo episódio da série Star Wars: The Clone Wars que nos deixa agarrados ao ecrã. Uma história sólida no geral, bem executada e a acontecer neste episódio, ao contrário do anterior, a um ritmo mais equilibrado. E confirmamos que os nossos receios sobre um abrandar demasiado exagerado na forma de contar a história foram infundados. Shades of Reason, o 15º episódio da quinta temporada e o segundo (de três) deste arco de história é por isso um episódio com uma clara nota positiva.

Muitos têm apontado o seu inicio como um dos seus poucos pontos fracos. A forma como o grupo de criminosos comandados por Darth Maul invade os pontos estratégicos de Mandalore, embora a ideia por detrás seja brilhante, parece um tanto ou quanto mal executada. Mas, passando esta parte, o episódio ganha o seu ritmo e ninguém o pára.

E este episódio é em grande parte sobre a ascenção ao poder de Pre Vizsla, que depois de ocupar o papel de libertador de Mandalore assume o controlo do planeta, tendo agora também o apoio da população. Depois do sucesso da missão, Maul quer continuar os seus planos, mas acaba por ver-se vitima da inevitável traição de Vizsla que nunca pretendeu mais do que ter o domínio do seu planeta.

As cenas que se seguem servem para mostrar dois factores que consideramos terem sido um dos pontos fortes destes dois últimos episódios: o pensamento metódico, calculista e frio de Darth Maul e a simples presença de Savage com as suas várias "nuances". Sobre Darth Maul, diga-se que o trabalho de construir a personagem não era dos mais complicados, tendo em conta que o seu pouco tempo de ecrã no filme "A Ameaça Fantasma" fez com que a personagem fosse praticamente uma tela em branco para ser trabalhada. Por outro lado, do pouco que conhecíamos da personagem tínhamos a imagem de um ser submisso às vontades e ordens do Darth Sidious, enquanto agora o vemos a ser o "alpha dog", pronto a liderar um grupo de criminosos intergalácticos. Já a importância que damos a Savage dá-se pela forma como a personagem é representada: além da força bruta que lhe reconhecemos vimo-lo neste episódio a usar a Força de uma forma bem mais sugestiva na fuga da cela. Além disso, de referir o efeito espectacular criado na cena em que Maul e Savage saem da cela, com uma "chuva" de vidro a cair sobre si.

Depois da fuga da prisão deu-se o duelo que todos esperavam e que colocou Darth Maul frente a frente com Pre Vizsla! E que batalha foi esta! Num momento em que tudo podia ter corrido mal a cena foi brilhantemente desenvolvida num dos melhores combates que já vimos. A utilização de todas as ferramentas ao dispor de Vizsla proporcionaram um bom momento. Mas, no fim, não foi o suficiente para parar Maul que acabou por o matar numa cena muito bem feita (na nossa opinião) que acabou com uma das mais notáveis personagens originais a surgir nesta série.

Apesar da vitória de Darth Maul que se torna assim o líder do grupo Death Watch, há alguns dissidentes, liderados pela Bo-Katan que recusam-se a jurar lealdade a um "estrangeiro" e abandonam o local.
 
O episódio acaba com Almec a ser novamente Primeiro-Ministro. Dirigindo-se ao povo de Mandalore ele diz que Satine assassinou Vizsla, fazendo assim de Vizsla um mártir e mantendo o apoio do povo. Em seguida, dirige-se a Maul que ocupa agora o "trono" e conta-lhe dos seus planos para a administração. Maul termina a conversa recordando-o que Almec será pessoalmente responsável pelos falhanços que resultem das suas decisões e ordena-lhe que vá e governe Mandalore!

Agora, se ainda não tiveram oportunidade de ver o próximo episódio (que já foi transmitido) esperem pela nossa review que deverá sair dentro de uma semana!
 
(Clique na Imagem para ver mais print screens deste episódio)

0 Clones falaram sobre isto.:

Enviar um comentário