sábado, 16 de fevereiro de 2013

New York Toy Fair 2013 – Análise de um coleccionador


A Toy Fair é um evento anual onde se realizam trocas, vendas e exibições de novos produtos relacionados com o coleccionismo de diversas marcas, formas e personagens, incluindo Star Wars. Este ano muitas novidades dos produtos de uma galáxia muito, muito distante foram reveladas na Toy Fair de Nova Iorque, e são essas novidades que vou analisar.

HASBRO

©volkerc
As novidades da Hasbro surgiram primeiro na ‘’pré-abertura’’ do evento, e foram apresentadas algumas figuras da nova e adorada linha dos coleccionadores: ‘’The Black Series’’. Embora, a linha seja nova, estas figuras não o são totalmente, visto que pertenciam à cancelada linha ‘’Droid Factory’’. No entanto, soubemos assim, que a Black Series não seria uma linha de apenas figuras de 15 cm, mas também das normais da Hasbro, de 8 cm.

Uma nova linha foi revelada a ‘’Mission Series’’. Figuras com pouca articulação e má escultura. Prova que a Hasbro não vai nada bem. Para juntar aos novos trastes da Hasbro Star Wars, veio a horrível nova Saga Legends, desta vez, figuras limitadas a 5 pontos de articulação, piores que a Mission Series, e com a desculpa que são baseadas nas antigas figuras da Kenner.

 (Foto da Esquerda ©volkerc)

Lembro-me com saudades dos tempos em que a Saga Legends era uma linha de boas figuras…    

Agora as boas notícias! Foram-nos finalmente reveladas fotos da vaga inteira da linha Black Series - das figuras de 15 cm falo eu. Desde que o USA Today avançou a notícia de que a Hasbro lançaria figuras maiores do que as normais, com super-articulação, esculturas bastante perfeccionistas e a um preço razoável, que coleccionadores Star Wars por todo o mundo ficaram excitados para ver mais. As figuras expostas na Toy Fair corresponderam perfeitamente às expectativas! Infelizmente, rumores dizem que a linha não chegará ao nosso país, mas se tal acontecer, a Hasbro Portugal receberá um monte de correio negro!

Ainda sobre a Hasbro, soubemos que teríamos novos veículos em pacotes Vintage e alguns packs que virão durante o ano. Para além disso, a notícia que a linha Clone Wars iria acabar confirma-se. Esta linha, tal como todas, teve os seus altos e baixos, e na minha opinião a sua época de ouro foi em 2011. A partir daí, as figuras perderam qualidade na escultura, pintura e articulação. Sinto-me desiludido com a Hasbro por esta notícia, pois a Clone Wars fazia parte da minha colecção e era uma linha que tinha ainda muito para dar, pois têm surgido tantas personagens fantásticas que agora poderemos nunca ver na forma de plástico.

Notícias boas e más, mas que para muitos reduz o coleccionismo da Hasbro Star Wars apenas para a linha Black Series.

LEGO

Jabba’s Sail Barge
Da LEGO, as novidades foram como sempre, uma delícia! Desde um Jabba’s Sail Barge até um Mandalorian Speeder com o Darth Maul, estas novidades não nos deixaram de surpreender. E para acrescentar, cada um dos sets vem com novas e mais realistas versões de personagens como Yoda, Conde Dooku, Anakin Skywalker e minifiguras completamente novas como Coleman Trebor, Poggle the Lesser e Stass Allie. Uma mini-figura do Yoda com uma camisola NY, foi exclusivo do evento.
Os fãs da LEGO Star Wars sem dúvida que ficaram satisfeitos!

KOTOBUKIYA

Da Kotobukiya, as novidade foram escassas. Apenas um protótipo do General Grievous, umas pequenas estatuetas do Darth Vader, Boba e Jango, Stormtroopers e Royal Guards foram apresentadas. Para além disso, ainda apareceram uns moldes Star Wars da marca que, vá admitamos, até estão engraçados!

(fotos retiradas do site YodaNews.com)

JAKKS PACIFIC

Já ouviram falar desta marca? Nem eu, pelo menos no mundo do coleccionismo Star Wars. Mas foi esta precisamente que decidiu lançar um Darth Vader de 80 cm e 7 pontos de articulação. Se a qualidade for boa, nada mau para uma nova marca no ramo!

Darth Vader da JAKKS PACIFIC

Os Angry Birds e Fighter Pods também lançaram algumas novidades, mas nada que seja digno de aparecer nesta análise.

No geral as notícias até foram agradáveis. Algumas desilusões como as pobres linhas da Hasbro e o fim da linha Clone Wars. Mas se as fantásticas novidades da LEGO não animaram, que anime a nova linha Black Series ou em último caso os moldes da Kotobukiya! Uma análise do ponto de vista de um coleccionador, à Toy Fair 2013 de Nova Iorque.

Vejam o acompanhamento da Toy Fair e estejam a par das novidades do coleccionismo Star Wars na página Coleccionadores Star Wars Portugal - www.facebook.com/colecionadores.starwars.portugal

E que a Força esteja convosco!

Manuel Ferreira

0 Clones falaram sobre isto.:

Enviar um comentário