domingo, 27 de janeiro de 2013

Star Wars: The Clone Wars - Episódio "Eminence"

-ATENÇÃO
Este post contém "spoilers". 


Voltamos, após uma prolongada pausa, às pequenas reviews feitas aos episódios da série Star Wars: The Clone Wars. Diga-se que a pausa acaba por ser por si uma review dos episódios que passaram entretanto: depois de teasers impressionantes feitos para apresentar a quinta temporada e de um inicio tão prometedor com o regresso de Maul, acompanhado pelo seu irmão Savage, os arcos que se seguiram não conseguiram estar à altura daquilo que esperávamos. E se episódios mais chatos afastaram-nos destas reviews, o regresso da acção à série trouxe-nos de volta a este pequeno segmento semanal.

E o episódio de que vos falamos hoje é o 14º da 5ª temporada, de seu nome "Eminence" (com uma semana de atraso é certo, mas é para vos dar oportunidade de ver o episódio com tempo e digerir). Este episódio foi marcado pelo regresso de Darth Maul à série, depois de 3 arcos em que nada soubemos sobre ele. A história aqui retomada acontece depois da sua fuga apressada do planeta Florrum. Ele e Savage encontram-se numa cápsula de fuga à deriva pelo frio do Espaço, quando esta é abordada por membros do grupo de Mandalorianos chamado "Death Watch" que fazem do duo seus reféns/prisioneiros/convidados.

Já no acampamento dos Death Watch em Zanbar, vemos um Maul recuperado e com umas novas pernas artificiais (que lhe assentam de forma bem mais natural das que já havíamos visto anteriormente) a ser levado junto de Pre Vizsla que lhe conta a sua história (vocês sabem: Luta com os novos mandalorianos, derrota de uma facção, tornaram-se párias no seu próprio planeta e culpam a Duquesa Satine, aliada dos Jedi, por isso). Maul, pensando que foi a Força que os uniu, propõe a Pre Vizsla uma parceira que permita a ambos alcançar os seus objectivos.

Depois disto o episódio mostra a forma como Maul, Savage e o líder dos Death Watch reúnem, de forma mais ou menos amigável, novos elementos (o Pyke Syndicate, uma facção do grupo Black Sun e, por fim, vários membros do clã Hutt) ao grupo iniciado pelo antigo Sith - chamado de  Shadow Collective - com o propósito imediato de reconquistar "Mandalore".

Uma imagem de uma cena censurada durante o episódio que constará do DVD e Blu-Ray

Este é por isso um episódio que, além da já comprovada qualidade do ponto de vista técnico, apresenta-se como repleto de acção ao longo de 22 minutos que nunca parecem chatos (ao contrário do que aconteceu com alguns dos últimos episódios). É certo que este pode não ter sido o episódio com maior profundidade emocional, mas assumimos que agrada à maior parte dos fãs da série (embora não esteja, como é óbvio, livre de críticas ... mas sobre isso falaremos mais à frente).

Um dos pontos fortes do episódio foi a forma como reuniu um conjunto de personagens que já todos esperávamos voltar a ver na série. Desde um Maul que parece cada vez mais distante da loucura que pareceu marcá-lo nos primeiros episódios em que o vimos na série - loucura que agora, diga-se, parece ter sido substituída por um ego de todo o tamanho, talvez até, grande demais - a um Pre Vizsla calculista e que apesar de parecer estar à sombra do antigo Sith tudo indica que será apenas uma questão de tempo até começar a fazer a sua própria jogada contra aquele, passando pelo Jabba The Hutt e ainda um conjunto de caçadores de recompensas (Embo, Dengar, Sugi e Latts Razzi). De realçar as dificuldades que Maul sentiu em derrotar os caçadores de recompensa, prova de que o seu ego é, neste momento, maior do que a sua força ... o que também não surpreende tendo em conta o estado em que tinha sido achado na nave e o facto de uma recuperação física demorar sempre o seu tempo.

Mas, como dissemos, podemos apontar pelo menos uma falha no episódio. Se é verdade que foi bom ter a acção de volta, ainda para mais com estas personagens, parece que tudo aconteceu depressa demais, obrigando a que os próximos episódios deste arco a adoptar um ritmo mais lento. Como em tudo, uma mudança brusca de um episódio para outro na forma de contar a história pode ter o seu impacto negativo.

Contudo, no geral este é um excelente episódio que vale a pena ver e que nos deixa à espera de ver como irão Maul e Savage lidar não só com os mandalorianos, cuja traição já foi prometida, mas também com o Sith que não deixarão de notar esta actividade imensa!

(Clique na Imagem para ver mais print screens deste episódio)

0 Clones falaram sobre isto.:

Enviar um comentário