terça-feira, 9 de outubro de 2012

Imagens de Star Wars: The Clone Wars - Episódio "A War on Two Fronts"

-ATENÇÃO
Este post contém "spoilers". 


Depois de uma estreia marcada pelo regresso da dupla Maul e Savage ao trama da história, o segundo episódio da quinta temporada da série Star Wars: The Clone Wars, volta a levar-nos para o contexto da Guerra dos Clones.

Tudo começa com um pedido de ajuda, vindo de um grupo rebelde em Onderon, ao Conselho Jedi. Considerando serem governados por um rei ilegítimo e conivente com a ocupação Separatista, o grupo de rebeldes dirige-se aos Jedi pedindo apoio à sua causa. E é aqui que o episódio marca, desde logo, alguma diferença. Alguns dos Jedi manifestam o seu desconforto com a situação, dando a entender que, por se tratar apenas de um grupo de rebeldes, a ajuda dada poderá ser utilizada para a prática de actos terroristas. A discussão é, por isso, entre o que é afinal guerra e terrorismo, um assunto que podemos facilmente transportar para o mundo actual. Apesar das dúvidas por parte do Conselho, Anakin, por outro lado, defende que ao ajudar o grupo rebelde estarão a contribuir para um enfraquecimento dos Separatistas, ajudando assim a sua própria causa. Talvez por necessidade, mais do que por terem sido realmente convencidos, os Mestre Jedi acabam por concordar com Anakin e enviam para Onderon um grupo que deverá treinar os rebeldes.

Desta forma, Anakin, Obi-Wan, Ahsoka e Rex são enviados para o planeta Onderon. Será nas suas densas florestas que são abordados por Steela Gerrera, membro do grupo rebelde, que os conduz até ao acampamento, onde conhecem o auto-intitulado líder da "guerrilha - Saw Gerrera - e voltam a encontrar Lux Bonteri. O reencontro entre Lux e Ahsoka irá trazer ao de cima alguns sentimentos antigos, que ficaram por resolver.

Feitas as introduções, é então iniciado o treino, orientado por Rex com a ajuda dos Jedi. No início, surgem alguns conflitos entre os mais notáveis membros do grupo de guerrilheiros. Ora por acidente, ora por frustração, nem todos parecem aprender com a mesma facilidade.

As suas qualidades serão contudo colocadas à prova quando, depois de identificados por uma "probe droid" (a fazer lembrar as que vimos serem usadas em Hoth), o acampamento é atacado pelas tropas separatistas. Apesar de Anakin querer ajudar, é impedido por Obi-Wan que recorda-o que a sua missão era apenas "treinar" e não travar as suas lutas. Tal ajuda não se revelaria de qualquer forma praticamente necessária já que os rebeldes, dando uso ao treino adquirido e recorrendo ainda a alguns outros truques, acabam por ganhar esta primeira grande batalha.

Depois deste "episódio", os guerrilheiros decidem então mudar de estratégia, indo infiltrar-se na cidade onde irão recrutar mais pessoas para a sua causa e colocar em prática algumas tácticas de guerrilha (sabotagens, por exemplo).

Feito que está o resumo da história, quais os principais pontos a destacar deste episódio? Como já abordámos, o debate no Conselho Jedi sobre a questão do terrorismo vs guerra. Os Jedi, apesar de envolvidos numa guerra brutal, continuam a reger-se por um rigoroso código de conduta (pelo menos, assim parece). Apenas a ideia de que a batalha travada será contra droids separatistas e não contra outros seres vivos os parece acalmar. De realçar ainda o facto de esta ser uma faceta da Guerra dos Clones invulgar, já que normalmente são-nos dados a ver cenários de guerra, com destruição e ferozes batalhas, enquanto neste episódio há uma abordagem diferente, mais próxima até daquela que era a forma de agir da Aliança Rebelde nos seus primeiros tempos.

No entanto, fora estes apontamentos, o episódio parece viver mais da antecipação que cria do que daquilo que é capaz de entregar, nomeadamente a relação entre Ahsoka e Lux. Será que veremos a Ahsoka a violar o código de conduta Jedi? E a ser descoberta por Anakin, como reagirá este, tendo em conta o seu próprio historial?

Tudo questões, esperamos, serão respondidas nos próximos 3 episódios deste arco de 4. Enquanto os outros episódios não chegam, deixamos-vos com algumas imagens deste episódio.

(cliquem nas imagens para verem melhor) 












0 Clones falaram sobre isto.:

Enviar um comentário