segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Entrevista a Jacquie Cooper do grupo "UK Femtrooper Squad"

FOR THE ENGLISH VERSION OF THIS INTERVIEW, PLEASE FOLLOW THIS
LINK
---


Jacquie Cooper, a nossa entrevistada.

 A Clone TV está de volta com uma nova entrevista. Fomos uma vez mais ao Reino Unido para falar com a Jacquie, membro e fundadora de um clube de costuming muito especial: o UK Femtrooper Squad (UKFTS). O que tem de tão especial este grupo de costuming? É baseado numa espécie de dimensão paralela daquela onde se passa a Guerra das Estrelas, com algumas diferenças da realidade que todos conhecemos dos filmes. Querem saber mais? Leiam a entrevista e fiquem a saber tudo sobre o assunto.



Clone TV: Olá Jacquie. Antes de mais, obrigado pela vossa disponibilidade. Comecemos pelo inicio: o que é o UK Femtrooper Squad e como é que tudo começou?

Jacquie: O grupo “UK Femtrooper Squad” é um grupo de “costuming” organizado e composto por mulheres ligadas a essa actividade. Tudo começou numa pequena convenção local em que o meu filho tinha a sua própria “armadura” de Stormtrooper, mas ficou aborrecido de ir sozinho. Perguntei-lhe se queria que eu o acompanhasse e ele ficou bastante entusiasmado com a ideia. Então, umas semanas depois, a caixa da “Fem Armour” (Armadura para Mulheres) chegou à minha porta. Apaixonei-me naquele mesmo momento pela ideia de ser uma mulher Stormtrooper.

Parte do UKFTS
Clone TV: O grupo conta com quantos membros nas suas fileiras neste momento? E são todas mulheres?

Jacquie: De momento temos sete elementos femininos: 5 Femtroopers, 1 Oficial e uma Princesa Leia. Também temos membros masculinos que são normalmente maridos, namorados ou conhecidos nossos. Também têm fatos e por vezes participam activamente nos eventos connosco, mas actuam sobretudo como nossa equipa de apoio ou “spotters”.

Clone TV: Presumimos que as vossas armaduras e fatos tenham que ser feitos à medida já que são baseados no conceito de um universo paralelo ao de Star Wars. Como é normalmente o processo de construção das armaduras e quão iguais ao que vemos nos filmes têm que ser?

Jacquie: A nossa armadura é bastante única por duas razões: primeiro porque a secção do busto foi feita pelos talentosos criadores de props para filmes – RS PROPMASTERS – que, como muitos de vocês saberão, têm um set original da armadura usada no filme Uma Nova Esperança. Sem ser a secção do busto, a nossa armadura vem directamente dos moldes da RS PROPMASTERS pelo que a Armadura FemTrooper vem de um molde de primeira geração de um original utilizado no filme para a armadura de Stormtrooper. A nossa armadura é muito especial.

Jacquie nos HQ da RS PROPMASTERS

Clone TV: Lemos na vossa página do Facebook que o Femtrooper Squad está a tornar-se global. Neste momento, em que países está o grupo representado e quais as vossas expectativas em relação a expandirem-se para outros países?

Jacquie: Sim, esperamos tornar-nos internacionais, conquistar o mundo pedaço a pedaço. (risos) Temos tido contactos para juntarem-se ao UKFTS de todas as partes do mundo: Estados Unidos da América, Alemanha e recentemente Austrália. Um membro da Legião 501 dos Estados Unidos ficou tão impressionada com a nossa “marca” e com a rapidez com que crescemos que nos abordou para constituir um grupo US Femtrooper Squad. Claro que ficámos encantadas com a ideia e estamos no momento a trabalhar em maneiras de fazer isso acontecer. Eventualmente adoraríamos ver Fem Squads espalhadas pelo mundo e ser vistas como algo mais do que apenas um “regalo para os olhos”.

Um banner com os logos do UK e US FTS.

Clone TV: Se alguém estiver a ler esta entrevista em Portugal ou até noutro país, para o efeito, como é que podem entrar em contacto com o Femtrooper Squad de modo a iniciar um núcleo local do grupo e quais são os requisitos?

Jacquie: Qualquer pessoa pode começar o seu próprio núcleo. Todos precisam de um ponto de partida e disso já tratámos ao estabelecer a “marca” e o logo. Os banners podem ser facilmente alterados para se adaptarem à realidade de outros países. O UKFTS já tem uma grande legião de seguidores por isso a parte mais difícil já está feita. Qualquer pessoa que queira criar o seu próprio Femtrooper Squad pode juntar-se a nós se assim quiser que nós ajudaremos com o Logo e o banner. Os principais requisitos são ser uma mulher e que o fato principal seja uma armadura Femtrooper.

Clone TV: Sabemos que o vosso grupo teve alguns problemas com algumas pessoas um pouco mais rudes, para sermos simpáticos. Acham que isto acontece porquê? As pessoas não estão prontas para um grupo de costuming composto exclusivamente por mulheres ou trata-se de um problema mais complexo?

Jacquie: Hmmm, sim. Mas 99% das reacções que temos nos eventos são muito positivas. Penso que existe um enorme potencial para todos os grupos femininos de Stormtroopers e há definitivamente espaço para nós. Não estamos aqui para destruir as ilusões das pessoas ou troçar do universo Star Wars. Queremos mostrar o lado mais suave e divertido do “costuming”. No princípio eu estava basicamente por minha conta como única Femtrooper oficial e não era levada a sério, mas desde que crescemos em número estamos lentamente a ser aceites e vistas como um bom acréscimo para os eventos.

A Femtroopers com um fã claramente satisfeito.
Clone TV: Sem contar com as tais experiências negativas, como tem sido o feedback das pessoas? Já estiveram, como disse, em algumas convenções enquanto grupo e é normalmente aí que a “verdadeira magia” realmente acontece por causa do contacto com as pessoas.

Jacquie: Nos Estados Unidos as FemTroopers já existem há algum tempo e têm uma grande aceitação. Contudo, nos Estados Unidos as Femtroopers nem sempre são para toda a família, sendo um pouco mais sensuais. O que as UK Fems estão a tentar fazer é ser o lado mais “soft” do “Costuming” e mais adequadas para toda a família. Uma criança pequena estará muitas vezes assustada com um Stormtrooper ou alguém como o Darth Maul. Uma Femtrooper de cara descoberta e amigável pode aproximar-se da criança, falar com ela e apresentá-la ao Stormtrooper ou ao Darth Maul e terá sucesso quando o fizer. Quando isto acontece e a criança fica feliz isso afasta quaisquer vibrações negativas que desejem. A reacção que temos como grupo é excelente, somos algo novo e único e as pessoas gostam de algo que é diferente do comum.

Clone TV: E em relação aos outros grupos? Há uma comunidade e camaradagem entre os grupos, operam como ilhas isoladas ou depende de grupo para grupo?

Jacquie: Depende muito de cada grupo: alguns dão-se sem dúvida melhor com alguns grupos de que com outros, mas há uma tendência no Reino Unido que está a acontecer de momento em que há mais eventos a chamar mais e mais grupos, pelo que mais grupos individuais começam a misturar-se nestes eventos o que gera uma excelente atmosfera. O UKFTS apenas quer dar-se com todos os outros grupos individuais, mas respeitamos as regras de cada um. Agora que somos independentes, um clube próprio, podemos participar em eventos quando se fossemos parte de outros grupos não poderíamos ir. É a antiga discussão do que é e não é “Canon”, debate no qual não nos queremos envolver.

Clone TV: O Femtrooper Squad está presentemente envolvido com um projecto solidário: o “Jo’s Trust”. Porquê esta causa em particular e porque é que acham que, enquanto um grupo de “costuming” é importante envolverem-se em projectos de solidariedade?

O grupo a fazer o que mais gosta: participar em eventos!
Jacquie: Escolhemos o “Jo’s Trust” porque sensibiliza para a questão do Cancro do Cérvix. O cancro do Cérvix quase tirou a minha vida em 2010 e continua a tirara vida de muitas mulheres todos os anos. Não penso que seja importante estar-se associado a uma causa solidária apenas porque se é um “costuming club” e alguns grupos fazem-no apenas pelo divertimento. Contudo, como alguém que faz costuming temos alguma visibilidade e usamos essa plataforma para sensibilizar para os perigos do Cancro do Cérvix. Sim, tentamos angariar algum dinheiro tendo umas latas para colecta, mas se 8 em cada 10 mulheres que passem por nós virem o nosso banner e virem o logo do “Jo’s Trust” e forem fazer os exames, então fizemos aquilo a que nos propomos: sensibilizámos e isso é a coisa mais importante, não é?

Clone TV: Uma vez mais, gostaríamos de vos agradecer pelo vosso tempo. Há alguma mensagem final que gostassem de deixar aos nossos leitores lá em casa?

Jacquie: Foi muito bom, gostei bastante desta nossa conversa. Uma mensagem final … hmmm … sim, sejam felizes naquilo que fazem. Que a força esteja convosco e vejo-vos a todos na Celebration Europa II!

Links de Interesse:

---
FOR THE ENGLISH VERSION OF THIS INTERVIEW, PLEASE FOLLOW THIS
LINK

0 Clones falaram sobre isto.:

Enviar um comentário