sexta-feira, 13 de julho de 2012

Entrevista a Frank D. Rich - Coleccionador de Autógrafos

FOR THE ENGLISH VERSION OF THIS INTERVIEW, PLEASE FOLLOW THIS
---

Frank em frente aos Estúdios Elstree
 Há muitas maneiras de demonstrarmos a nossa paixão por Star Wars. Algumas pessoas decidem coleccionar figuras de acção, estatuetas ou bustos; outros decidem fazer arte sobre o assunto, blogs ou até vlogs. E outros há que apenas gostam de coleccionar autógrafos de pessoas envolvidas na Saga. É verdade: muitos fãs de Star Wars gostam de coleccionar autógrafos. Há alguns sítios online dedicados a este aspecto de ser-se fã, mas nós decidimos ir ter e falar com alguém que sabe, por experiência própria, como é ser um coleccionador de autógrafo: o Frank D. Rich do projecto online “Star Wars Autograph Collection”.

Clone TV: Olá Frank. Antes de tudo, obrigado por teres aceitado responder a algumas das nossas questões. Gostaríamos de começar por pedir-te que te apresentasses e que nos dissesses como começou a tua relação com o universo Star Wars?

Frank: Obrigado pela entrevista. Bem, eu sou de uma pequena cidade portuária e piscatória na costa Este dos Estados Unidos, chamada Gloucester, no estado de Massachusetts. Se alguma vez tiveram a oportunidade de ver o filme “Tempestade”, é daí que eu venho. Por acaso Gloucester tem uma grande comunidade Portuguesa, penso que ficam apenas atrás da comunidade siciliana.
Star Wars sempre teve uma grande influência na minha vida desde que vi o filme "Uma Nova Esperança", em 1977 com apenas quatro anos de idade. Desde esse momento que fiquei agarrado! Tinha praticamente todos os brinquedos da Kenner (menos o AT-AT ou a Falcon) e brincava com eles todos os dias. Via os filmes sempre que tinha oportunidade, o que era com alguma frequência visto que o canal HBO transmitia-os com regularidade naquela altura. Depois de ter ficado demasiado velho para brincar com os brinquedos comecei a coleccionar a revista Star Wars Insider, a jogar os jogos de vídeo relacionados com Star Wars que conseguia encontrar e a ler alguns dos livros do Universo Expandido. Desde uma idade muito nova, Star Wars foi muito mais que apenas um conjunto de filmes para mim, foi uma paixão e uma que fico feliz por ter continuado comigo e até ter crescido com o passar dos anos. Vi o filme “A Vingança dos Sith” quatro vezes no dia em que estreou em 2005, em quatro cidades diferentes. Não podia perder aquele que muito provavelmente seria o último filme de Star Wars a alguma vez ser feito. Não queria que aquele dia acabasse.

Clone TV: Em relação aos autógrafos, quando os começaste a coleccionar?

Frank: Comecei a coleccionar autógrafos de Star Wars em 2006, por isso sou relativamente novo no hobby. O meu primeiro autógrafo foi do Billy Dee Williams, que consegui num show chamado “Super Mega Fest”, mesmo nos arredores de Boston. Fiquei chocado por saber que existiam shows desses tão perto de mim, onde poderia encontrar actores dos meus filmes favoritos, e isto, todos os anos. Inicialmente, os únicos autógrafos novos que ia conseguindo foram nas minhas visitas anuais ao “Super Megafest” e uns outros que comprei através do site Wattographs e Official Pix. Não foi senão na Celebration V que a minha colecção começou realmente a crescer.

Clone TV: Qual consideras ser o teu autógrafo mais precioso? Foi por ser o mais difícil de conseguir ou por qualquer outra razão?

Frank acompanhado por Gerald Home
Frank: Essa é uma questão muito difícil. A saga Star Wars é tão importante para mim que cada autógrafo é especial. Eles são ligações a alguém que ajudou a trazer a Saga à vida. O do Mark Hamill é especial porque o Luke Skywalker era a minha personagem preferida quando era ainda criança. Quando brincava a Star Wars com os meus amigos eu insistia sempre em ser o Luke. O do Billy Dee Williams é especial porque ele foi a primeira celebridade Star Wars que eu conheci pessoalmente. Para minha surpresa, alguns dos meus autógrafos preferidos são importantes para mim devido à interacção que tive com o actor, independentemente do papel que ele desempenhou nos filmes. Por exemplo, Gerald Home, que interpretou o “Squid Head” (Tessek era o verdadeiro nome da personagem, se não estou em erro) no filme Regresso de Jedi foi extremamente simpático e partilhou muitas histórias comigo no Super Megafest num dos anos a que fui ao evento. Tive experiências semelhantes com o Chris Muncke, que desempenhou o papel de Capitão Khurgee no filme "Uma Nova Esperança", Frank Henson, um duplo no filme "O Regresso de Jedi" e Alan Harris que interpretou o Bossk no filme "O Império Contra-Ataca", quando os conheci a todos na Celebration V. Lembrava-me deles dos filmes, claro, mas foi a interacção e a partilha do momento que tornou os seus autógrafos especiais. Eles podiam ficar-me com o dinheiro, assinar a foto e avançar para a pessoa a seguir na fila, mas não o fizeram. Eles tiraram o seu tempo para falar comigo e, enquanto estive junto às suas mesas, fizeram-me sentir a única pessoa na convenção. Isso é uma emoção muito boa quando se é um coleccionador.

Clone TV: Já tens uma colecção vasta e impressionante de autógrafos. Para aqueles que nada sabem sobre como conseguir os autógrafos dos seus ídolos de Star Wars, quais são normalmente as formas disponíveis para os coleccionadores?

Frank: Se souberes onde procurar encontras os autógrafos que quiseres. Vejo pelo menos quatro maneiras de se conseguirem autógrafos: numa convenção, pelo correio, pelo próprio sítio online do actor ou por via de um intermediário como são os do Wattographs, Autograph Bounty Hunter e Official Pix.Há sites dedicados em exclusivo a listar convenções onde actores dos filmes Star Wars estão agendados para aparecer. O site Star Wars Actor Appearances é um excelente site e uso-o com bastante regularidade. Visitem os sites dos actores! O Peter Mayhew, Dave Prowse, Jeremy Bulloch, Warwick Davis e muitos outros vendem autógrafos directamente através dos sítios online. O Wattographs e o Official Pix oferecem ambos a possibilidade de se comprarem autógrafos especiais e, por isso, os coleccionadores devem visitá-los frequentemente. Recentemente encomendei dois autógrafos do actor Ian McDiarmid através do Official Pix. Ele não faz sessões de autógrafos com frequência, aliás, a Celebração VI vai ser a sua primeira presença numa convenção nos Estados Unidos, pelo que fiquei muito contente em adicionar esses autógrafos à minha colecção. O Official Pix já disponibilizou autógrafos do Harrison Ford pelo menos em duas ocasiões desde que eu presto mais atenção ao hobby. Escusado será dizer que esse é um autógrafo muito complicado de arranjar e que custará algumas centenas de dólares. Mas, como disse, se souberem onde procurar provavelmente encontrarão o que procuram.

Clone TV: Presumimos que consegui-los pessoalmente é a tua forma preferida de ter alguns autógrafos novos, pelo contacto que implica com os actores. Estamos correctos?

Frank: Sem dúvida! Gosto bastante de encontrar-me pessoalmente com os actores e a equipa dos filmes. Pergunto sempre se posso tirar uma fotografia enquanto eles assinam a minha fotografia e depois pergunto se posso tirar uma fotografia com eles depois de darem o autógrafo. Acho que é importante perguntar sempre primeiro e não assumir que eles não se importam que tires uma fotografia. Na maior parte das vezes eles disseram sim, aliás, a única vez que alguém disse não foi por terem óculos e não quererem que o flash reflectisse directamente nas lentes. A maior parte fica muito feliz em poder tirar uma foto contigo e para mim isso é tão importante como o autógrafo em si. Também gosto dos autógrafos que tenho em que não contactei com o actor em pessoa, ainda que o queira fazer a certa altura. Recentemente tive a minha primeira experiência de autógrafo “pelo correio” com o Stephen Stanton que dá a voz ao Capitão Tarkin, Mas Ammeda e Moral Eval na série Clone Wars. Isto leva-me a outra dica: sigam os vossos actores favoritos no Facebook e façam um “gosto” nas suas páginas. Eu soube desta oportunidade através de um post na página do Facebook do Stephen Stanton. Não só ele assinou as minhas três fotos, como mas enviou de volta em apenas algumas semanas. Foi uma grande experiência.

O Frank acompanhado por Tim Rose.

Clone TV: Começaste o teu próprio site sobre coleccionismo de autógrafos - http://www.starwarsautographcollection.com. O que te levou a iniciar este projecto e como tem sido o feedback até agora?

Frank: Foi apenas uns dias após o Super Megafest de 2012, na noite de véspera do feriado de Acção de Graças. Estava em casa e sentia-me doente, pelo que decidi ficar em casa durante a festividade. Estava a adicionar os meus mais recentes autógrafos à pasta onde os guardo e pensei “Devia fazer uma página online sobre coleccionar autógrafos de Star Wars”. E assim o fiz, sem qualquer experiência em Web design, embora soubesse exactamente o que queria que fosse feito. Queria ser um recurso para outros coleccionadores e ao mesmo tempo partilhar as minhas experiências adquiridas.
Tenho a sorte de ter várias convenções a apenas algumas horas de condução, mas sei que muitas pessoas não têm a mesma sorte. Queria partilhar oportunidades com essas pessoas para que eles também pudessem desfrutar o hobby de que eu tanto gosto. Procuro pela internet e partilho shows em agenda, ofertas online, leilões no eBay (apenas se conhecer o vendedor) e outras oportunidades que penso que possam ser do interesse dos coleccionadores, mais ou menos experientes. Divirto-me imenso com a página do Facebook, criada para o meu site (www.facebook.com/starwarsautographcollection). Não só faço updates sobre a minha página, como também partilho notícias e fotos sobre Star Wars que acho particularmente interessantes ou porreiras.
Estou feliz ao poder dizer que tenho tido um feedback extremamente positive em relação ao meu site. Acabei de atingir a meta dos 400 gostos na minha página do Facebook. Recentemente abordei um membro dos Mandalorian Mercs para pedir-lhe uma entrevista para o meu site e ele já sabia quem eu era através da página no Facebook, onde ele até tinha postado qualquer coisa há uns tempos. Foi um momento bem porreiro para mim. Tive a oportunidade de ser entrevistado no podcast Star Wars Underworld há uns meses, foi uma experiência bem agradável. Eles foram muito profissionais e fizeram-me esquecer o quão nervoso estava durante a entrevista.
Mas talvez o melhor feedback que já obtive em relação ao meu website foi quando o Gary Price, um dos nomes mais importantes do Wattographs, deu-me a oportunidade de escrever para a secção de “Recollections” do site. Isto foi uma grande honra e deu-me a oportunidade de entrevistar actores, membros da equipa técnica e outros intervenientes do universo Star Wars. Aliás, tenho que terminar o meu mais recente artigo para a Recollections assim que acabar de responder às vossas questões.

Clone TV: Apostamos que tens muitas histórias por causa da tua colecção. Qual a tua melhor memória das tuas aventuras a “caçar” autógrafos?

Frank: O autógrafo que me deu a maior aventura até à data foi o do Alan Harris. Na Celebration V eu comprei uma foto do Bossk e do 4-Lom juntos na “ponte” da nave Star Destroyer, do filme "O Império Contra-Ataca". Escolhi essa fotografia na mesa do Chris Parson (4-LOM) mas quando fui ter com o Alan Harris ele tinha acabado de ser levado para participar no concurso de Trivia mesmo quando chegou a minha vez. Infelizmente, no dia seguinte ele teve que ir de urgência para o hospital e não pôde dar autógrafos. Fiquei muito feliz por o ver regressar à Celebration no terceiro dia e assinar a minha fotografia. Ele acabou por revelar ser um homem fantástico. Fiquei muito impressionado pela forma como ele fazia questão de apertar a mão a todos e conhecer um pouco as pessoas antes de dar-lhes os autógrafos. Ele fez da interacção algo muito pessoal e não apenas uma transacção fria e negocial. Conhecê-lo foi realmente merecedor da espera.

Clone TV: E a pior? Alguma personalidade menos agradável ou algum outro coleccionador a criar dificuldades? (não precisas dizer nomes, claro).

Frank: É complicado ter-se uma má experiência quando estamos a fazer algo que amamos fazer. Houve um convidado na Celebration V que realmente fez-me sentir que eu estava a ser um inconveniente para ele. Ele assinou-me o que pedi e tirou uma foto comigo, mas parecia que ele preferia estar noutro lado qualquer. Isso é algo que acontece, penso eu, já que todos têm dias maus e não podes sempre decidir quando ou onde isso vai acontecer. Com outros coleccionadores tive apenas experiências positivas. Já ouvi algumas histórias assustadoras de coleccionadores de longa data, mas nunca vi nada em pessoa. Espero que continue assim por muito, muito tempo.

Clone TV: Estiveste recentemente na Europa onde foste a algumas convenções e conheceste fãs europeus de Star Wars. Gostaste da viagem? E notaste alguma diferença entre os fãs europeus e os americanos?

O Frank com o Steve, mais conhecido como SithLord229.
Frank: Essa viagem foi uma experiência extraordinária! A minha primeira paragem foi no Salão Internacional de Comics em Barcelona, Espanha. Por acaso estava no mesmo voo de Gatwick para Barcelona que o Julian Glover, que era um dos convidados. Em Barcelona comecei a minha tradição de entrevistar membros dos grupos de “costuming” que vão às convenções. Sempre achei que a presença desses grupos, como a Legião 501, a Rebel Legion, os Mandalorian Mercs, ou até os grupos de construção de droids, acrescenta algo especial à experiência de coleccionar autógrafos de Star Wars nas convenções e gosto de captar as suas histórias para o meu website. Barcelona foi também o primeiro local onde me gravei a apresentar os autores em Linguagem Gestual Americana. Achei que seria bom para as pessoas que usam linguagem gestual poderem aprender um pouco sobre os actores e vê-los em pessoa. Planeio fazer isto muito mais vezes no futuro.
Depois de Barcelona viajei de volta para Inglaterra para ir ao “Elstree Empire Day”. Que evento extraordinário! Estavam tantos actores e membros da equipa técnica lá no Estúdio 7 onde tantas cenas icónicas dos filmes foram gravadas. Foi um evento único e eu estava emocionado de fazer parte do público. Senti-me novamente como se fosse uma criança.
A minha paragem final foi em Burnley, Inglaterra, para o “Jantar com as Estrelas” e o “Star Wars Fan Fun Day”. O Chris Muncke disse-me que este seria o ponto alto da minha viagem e ele estava certo. Estes eventos são organizados pelo Neil Livesey e serviram para angariar fundos para um centro de cuidados paliativos local. O Neil esforçou-se realmente muito para me ajudar durante a minha estadia, ele é um verdadeiro cavalheiro. O jantar foi fantástico, o Dave Prowse foi o Convidado de Honra na minha mesa. Sentei-me com o Steven Allsopp, que é mais conhecido junto dos vossos leitores como SithLord229. Foi fantástico conhecer o Steven pessoalmente, já que falamos com alguma frequência através das nossas páginas no Facebook. O Neil deu-me um presente extremamente generoso durante o jantar por ter ido de tão longe. O “Fan Fun Day” foi uma espécie de Mini Celebration, parede-a-parede de Star War! O Neil juntou um elenco tão extraordinário de personalidades para o evento o que lhe proporcionou uma “vibe” muito familiar e amigável. Apreciei bastante esse aspecto do encontro.
Uma coisa que é evidente é que Star Wars não é algo limitado pela língua ou cultura. Vi a mesma paixão que eu sinto por Star Wars em todas as pessoas que encontrei durante a minha viagem. Isto teve um impacto enorme em mim, especialmente porque passei lá o “May the Fourth”. Apenas reparei em semelhanças, não em diferenças, entre os fãs que conheci na Europa e os que conheço aqui nos Estados Unidos. Conheci muita gente fantástica nessa viagem e ainda falo com muitos deles regularmente.

Clone TV: Presumimos que também vais estar presente na Celebration VI. Quais são as tuas expectativas para um evento tão grandioso?

Frank: Sou muito afortunado por poder ir à Celebration VI este verão. Esta será a minha segunda Celebration e a primeira com credenciais de média, já que tive oportunidade de receber um passe de imprensa para o evento devido ao meu trabalho com o site Wattographs. Estou ansioso por poder entrevistar muitos dos actores e membros da equipa técnica no evento, adicionar autógrafos à minha própria colecção, ver antigos e novos amigos e simplesmente assimilar a experiência. Também estou ansioso por poder ir à festa do ForceCast.Net na Quinta à noite e ao “The Imperial Bash” na sexta à noite, durante a CVI. A Celebration é uma altura muito especial: estás rodeado por milhares de pessoas que partilham a mesma paixão que tu, mas é a forma tão variada como todos vivemos a Saga que realmente sobressai ali. Independentemente do que tu gostas, quer seja cosplay, arte, coleccionar props, brinquedos, autógrafos ou qualquer outro interesse, há algo para ti na Celebration.

O Frank acompanhado pelas fiéis tropas do Império.

Clone TV: Algum conselho final para alguém que nos esteja a ler e que queira começar a sua própria colecção de autógrafos de Star Wars?

Frank: O melhor conselho que eu recebi foi para coleccionar aquilo de que gosto. Ouvi o mesmo conselho do Gary Price e Dave Oldbury, ambos possuidores de milhares de autógrafos de Star Wars nas suas respectivas colecções e que coleccionam há bastante tempo. Não colecciones aquilo que as outras pessoas esperam que tu tenhas na tua colecção, não compares a tua colecção com a de outros. Quer tenhas 5 000 autógrafos ou cinco, fá-lo porque gostas de fazê-lo. Tenham cautela quando compra autógrafos no eBay ou em qualquer outra fonte onde não possam verificar a sua autenticidade. Muitas pessoas gastam o dinheiro que lhes custa a ganhar em autógrafos falsos ou forjados. Não tenham medo de fazer questões e de trabalhar em rede no que toca a este hobby, acharão muitos coleccionadores mais do que disponíveis para vos ajudar se vocês pedirem. Se eu puder ajudar algumas pessoas a achar o autógrafo que tanto representa para elas através do meu website então considerarei todo o esforço um grande sucesso.

Links de Interesse:

Star Wars Autograph Collection
Wattographs
Official Pix
---
FOR THE ENGLISH VERSION OF THIS INTERVIEW, PLEASE FOLLOW THIS

2 Clones falaram sobre isto.:

  1. é pena a maioria dos fã tugas de SW não terem oportunidade de se encontrarem com as celebridades da saga...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é verdade. Para nós torna-se muito mais complicado: É complicado deslocar-nos aos locais e é igualmente complicado trazer as estrelas da Saga até nós. Uma das únicas hipóteses será, como creio que o SWCP (e corrija-me se estiver enganado) já fez com o Festival de Banda Desenhada da Amadora é trazer alguém em cooperação com um evento maior.

      Eliminar