domingo, 3 de junho de 2012

Entrevista a Tim Rose


FOR THE ENGLISH VERSION OF THIS INTERVIEW, PLEASE FOLLOW THIS
---

Tim Rose ao lado do Almirante Ackbar


 Tim Rose foi, à falta de melhor expressão em Português, um dos principais marionetistas da Saga Star Wars, tendo operado e dado vida a três das mais memoráveis personagens daqueles filmes: Sy Snootles, Almirante Ackbar e Salacious B. Crumb. Apesar de ter estado ainda ligado a diversos outros filmes, estas personagens foram o motivo que nos levaram à conversa com Tim Rose.





Clone TV: Como é que alguém começa a trabalhar com marionetes durante a universidade e acaba a trabalhar com o Jim Henson e na saga Star Wars?

Tim Rose: Gostaria de dizer que foi por causa do meu talento, habilidade e determinação, mas a verdade é que sempre tive um Anjo a olhar por mim.

Clone TV: O Tim não controla apenas as criaturas, como também tem um papel no seu design e construção, se estou correcto. Para alguém que, como eu, nada sabe sobre o processo criativo, pode falar-nos um pouco sobre o assunto e os seus truques?

Tim Rose: Tenho que fazer protótipos que funcionem tão bem como os modelos de produção, já que se eles falham durante as filmagens isso pode custar muito dinheiro à produção. Tem que se construir uma máquina que não se pareça com uma quando se move. Tenho vindo a fazer isto nos últimos 30 anos e ainda assim nem sempre acerto. Podia contar-vos o que aprendi, mas depois teria que vos matar.

Clone TV: O Tim tinha apenas 25 anos quando trabalho no filme Regresso de Jedi. A saga já era bem conhecida assim como os actores que nela apareciam. Como foi trabalhar com nomes como Harrisson Ford, Carrie Fisher e Mark Hamill?

Tim Rose: Quando o primeiro filme estreou eu era apenas um miúdo, sentado com os meus colegas no cinema com os pés no banco da frente, a fazer de conta que pilotávamos as X-Wings. À altura do terceiro filme eu já tinha a minha própria nave. Ia trabalhar todos os dias com um sorriso de orelha a orelha.

Clone TV: Há alguma história em particular sobre o trabalho em Star Wars que queira partilhar connosco? (sabemos que provavelmente já a contou milhares de vez, mas acreditamos que muita gente em Portugal e por esse mundo fora se calhar ainda não teve a oportunidade e a ler.)

Tim Rose: Referem-se àquela vez em que estava a fazer de Salacious e eles chamaram para o almoço mas esqueceram-se de mover o trono do Jabba para que pudesse sair e passei toda a hora de almoço num buraco escuro? Penso que essa história está disponível no meu site em www.admiralackbar.com . Desculpem-me, mas é muito comprida para escrever aqui.

Tim a controlar o "boneco" de Salacious Crumb
Clone TV: Dos três personagens que fez em Star Wars - Sy Snootles, Salacious Crumb e Almirante Ackbar – qual achou representar o maior desafio e de que personagem gostou mais?

Tim Rose: O Snootles foi a mais complicada de fazer bem, e presume que por isso é que foi depois substituída por uma imagem feita por computador. Mas o Salacious teve a oportunidade de dar umas mordidelas na Carry Fisher. Ele foi definitivamente o meu alter ego.

Clone TV: Como se sente por saber que, embora no momento em que desempenhou as suas personagens eram apenas secundárias, agora são até mais conhecidas que personagens principais de outros filmes? O Ackbar, por exemplo, tornou-se um fenómeno mundial com a sua frase “É uma armadilha!”.

Tim Rose: A principio pensei “Não sejas tolo, é apenas um fato de borracha.” Mas depois acabei por conhecer algumas dessas pessoas vindas de todo o mundo e estava imobilizado de medo de que essas pessoas ficassem desiludidas quando conhecessem o homem por detrás da máscara. Mas conheci tantas pessoas espantosas que apenas querem partilhar o seu amor por algo em que tive um pequeno papel. Sinto-me humilde e agradecido por isso.

Clone TV: À excepção de Star Wars trabalhou em inúmeros outros projectos. Há algum trabalho em particular de que esteja especialmente orgulhoso. 

Howard the Duck e a actriz Lea Thompson
Tim Rose: O Howard the Duck. Eu sei que o seu aspecto assustou muita gente (podem agradecer ao Realizador por isso), mas se olharem para além disso e repararem em todo o movimento e vida que metemos nele, ele foi a primeira personagem “animatronic” a fazer um papel principal sem todo um conjunto de outras “marionetas” a apoiá-lo. O processo quase matou-me, mas estou muito orgulhoso do que alcancei.
  
Clone TV: Hoje em dia os animatronics começam a ser substituídos por CGI. Como alguém que tem assistido à transição, a maior parte das vezes sinto que os animatronics funcionavam melhor que o CGI e até sinto falta disso. Como se sente em relação a isto e como vê o futuro dos animatronics a longo prazo?

Tim Rose: De momento estou a trabalhar num projecto para a BBC e acho que não posso falar muito sobre o assunto. Construi moldes para uma das personagens principais: o rei alien. Antes de começarmos a filmar fui ter com os produtores e disse “A razão pela qual estou cá é para provar que os Animatronics não estão mortos, apenas severamente negligenciados. Posso dar-vos dez vezes o drama e interacção a um décimo do custo do CGI.” E a julgar pelo entusiasmo que há pelo estúdio, acho que estou a conseguir fazer o que propus. Desejem-me sorte.
Clone TV: Vai estar presente na Celebração VI. Quais são as suas expectativas no que diz respeito a um evento tão grande e importante para os fãs de Star Wars?

Tim a controlar o Almirante Ackbar
Tim Rose: Já estive em muitas convenções, mas o Bem Stevens da C2 Ventures faz o “Grande Pai” de todas as convenções no que toca a festas Star Wars. Desejo apenas ter tempo para visitar toda a convenção e não ter que ficar agrilhoado ao meu banco. Passem por lá e façam-me uma visita. Eu gosto de iced tea.

Clone TV: Alguma mensagem final para todos os que nos estão a ler na CloneTV e seguem o trabalho do Tim?

Tim Rose: O Lado Negro da Força pode ter fatos mais fixes, mas eu serei um Jedi até ao dia em que morrer.

Links de Interesse:


 --
FOR THE ENGLISH VERSION OF THIS INTERVIEW, PLEASE FOLLOW THIS

0 Clones falaram sobre isto.:

Enviar um comentário