quinta-feira, 28 de junho de 2012

[Crítica] O DILEMA DA PRINCESA LEIA


Autor: Dave Wolverton
Título original: The Courtship of Princess Leia
Ano: 8 ABY

"O Imperador está morto e a paz poderá regressar lentamente à galáxia, mas são muitos os que desejam poder. Com os povos e culturas dividas, e sem consenso, começamos a ver a movimentação de bastidores que levará à formação de novas alianças.

A ideia base deste livro é bastante boa, porque para se atingir a paz e democracia não bastou matar o Lord Sith. Há ainda muito a fazer e Leia é a líder que muitos querem seguir enquanto outros querem manipular. Neste caso Leia Organa terá de decidir entre um casamento com o Han Solo ou optar por uma união que lhe dê o poder/aliança necessária para o bem maior. Este dilema levará esta obra a ser muito mais um livro romântico do que os anteriores da série. É verdade que a acção continua presente, com várias batalhas, mas o que move este livro é o romance entre Leia e Han.

Esta nova vertente romântica no Universo Star Wars parece algo estranha ao início, mas consegui adaptar-me bem, ao ponto de sentir que se trata de um dos pontos mais altos do livro. No entanto, enquanto enorme fã da saga, existiram certos pormenores que não apreciei, simplesmente porque não encaixaram com o passado da saga.
Em primeiro lugar sente-se que o autor, ao enveredar pelo romance, percebeu que seria muito difícil consegui-lo com a personagem Han. A verdade é que Han nunca demonstrou grande romantismo, muito menos o necessário para esta história. Sendo assim nota-se uma alteração na sua personalidade em certas decisões algo forçadas. Estas alterações não passam despercebidas a um fã da saga. (...)"

Uma vez mais, uma crítica da autoria de Luís Pinto.
A continuação pode ser lida no blog Ler y Criticar através deste link.

0 Clones falaram sobre isto.:

Enviar um comentário