sexta-feira, 18 de maio de 2012

Entrevista ao Steve (aka SithLord229)

FOR THE ENGLISH VERSION OF THIS INTERVIEW, PLEASE FOLLOW THIS
---

Steve a.k.a. SithLord229
Chama-se Steve, mas acreditamos que é mais conhecido como SithLord229, o nome do seu canal no Youtube, descrito pelo próprio como “o canal número um para se ver no Youtube análises em HD aos mais recentes e mais fixes coleccionáveis de Star Wars, desde a Hasbro até à Sideshow Collectibles”. E nós aqui na Clone TV concordamos com ele, até porque nós próprios não perdemos uma das suas análises enquanto, ao mesmo tempo, desejamos ter um dia uma colecção tão majestosa como a que ele mostra nos seus vídeos. E porque acreditamos que os fãs têm um papel importante em manter o Universo Star Wars vivo, fomos conversar com ele e fazer-lhe umas perguntas que ele gentilmente acedeu em responder-nos.


Clone TV: Olá Steve. Antes de mais, obrigado pela tua disponibilidade. Para começar, porque estamos em crer que muitos apenas te conhecem como SithLord229, podias falar-nos um pouco mais sobre ti?

Steve: Olá, obrigado pelas vossas questões. Estou ansioso por responder! Bem, como já devem saber o meu nome é Steve, tenho 20 anos de idade e fora do Youtube e da comunidade Star Wars, aprecio um conjunto variado de filmes e televisão, tenho uma paixão por design (sou um Designer Gráfico de profissão) e também aprecio conviver com os amigos e família, experimentar restaurantes, entre outras coisas desse género. Gosto de pensar que sou uma pessoa com espírito aberto e disposta a experimentar tudo, pelo menos uma vez.

Clone TV: Lembras-te como foi o teu primeiro contacto com a Saga da Guerra das Estrelas?

Steve: Se a memória não me falha, foi em 1997-98. Por acaso não foram os filmes que me levaram a gostar de Star Wars, foi antes ou a minha primeira compra relacionada com Star Wars, que foi um pack de “Shadows of the Empire” com um Darth Vader e um Prince Xizor, ou a minha primeira experiência com um jogo de Star Wars que foi o “Jedi Knight: Dark Forces II.” Era muito novo na altura por isso a minha memória já está um pouco turva, mas foi sem dúvida um dos dois acontecimentos que disse que me levou a ficar viciado em Star Wars.

Clone TV: Em relação ao projecto SithLord229. Como é que surgiu e o que te levou a iniciá-lo? E, já agora, porquê esse nome?

Steve: O que me levou a iniciar este projecto foi, basicamente, não ter amigos próximos que partilhassem o meu hobby enquanto coleccionador. Em 2007-08 quando comecei a fazer o que faço agora, muita da minha colecção estava guardada e a acumular pó. Ainda coleccionava, mas não tinha a colecção em exposição na medida que tenho agora. Um dia estava a navegar pela internet e procurei no Google por “Figuras de Star Wars”. Cliquei em alguns vídeos e uma análise em vídeo feita pelo “Jedim4str” surgiu pelo que decidi vê-la. Vi então mais alguns dos seus vídeos e apercebi-me de que esta era uma boa forma de partilhar a nossa colecção com pessoas que partilham o nosso interesse, e, eventualmente, comecei a fazer as minhas próprias análises. A princípio eram muito amadoras e nem sequer foram carregadas para a minha conta do SithLord229. Por acaso registei-me originalmente no Youtube com o nome de “StarWarsNutter” mas infelizmente decidi fechar essa conta depois de um encontro com alguns trolls da internet. Quando decidi voltar a fazer as análises, inscrevi-me como “SithLord229”. Não há uma verdadeira razão para esse nome e o número 229 não tem significado, é apenas um número que me veio à cabeça.

Clone TV:
Vi um vídeo teu de 2009 onde, na altura, dizias que tinhas entre 700 e 800 figuras. Quantas dirias ter agora?

Steve: Oh my! Não tenho mesmo como dizer-te. Bem mais que 800, isso é certo, Da última vez que verifiquei, só entre Clones e Stormtroopers, tinha entre 300 a 400 figuras, pelo que isso deve dar-te uma boa estimativa da quantidade de figuras que tenho na minha colecção. Mas não posso dar-te um número exacto sem contar cada uma e todas as figuras e, para ser honesto, de momento não tenho o tempo necessário para isso.

Uma foto de parte da colecção do Steve.

Clone TV: Nos teus vídeos podemos ver que algumas das tuas figuras são retiradas das suas embalagens enquanto outras são mantidas na sua forma original. Há alguma razão em particular para isso?

Steve: Opto por manter as figuras embaladas por duas razões. Uma é porque as figuras são ou raras ou exclusivas, e a segunda é porque gosto de ver as embalagens em que as figuras vêm. A maior parte das figuras que mantenho embaladas acabo por comprar duas para que as possa exibir também na minha colecção de figuras soltas. É o que acontece com a actual “Vintage Collection”. Sempre sonhei ter uma colecção de figuras vintage nas suas embalagens e esta é a coisa mais próxima que terei disso. Cresci com a trilogia das prequelas, por isso ter figuras como os Clone Troopers no meu design de embalagem favorito é espectacular. Penso que é ai que a minha carreira de Designer Gráfico se cruza com o facto de ser coleccionador de Star Wars. Adoro aquelas embalagens!

Clone TV: Já agora, como é que a tua família, amigos e namorada lidam com uma colecção tão grande? Eu também tenho um pouco o “bichinho” do coleccionismo e sei por experiência própria que algumas pessoas não percebem a emoção de ter figuras de acção (não são brinquedos eheh) das nossas personagens favoritas dos filmes.

Steve: A minha família e amigos são muitos compreensivos e apoiam o meu hobby. A minha namorada apoia-o por completo, até porque ela também colecciona “brinquedos”.  Ela é uma grande fã do Tim Burton e do “The Nightmare before Christmas” e ela tem uma grande colecção de figures desse filme. Ela mudou-se recentemente cá para casa, por isso parte da minha colecção foi colocada de parte para que ela também pudesse ter alguns dos seus itens em exibição no meu quarto. O meu quarto não é enorme, por isso é um pouco inconveniente partilhar um quarto cheio de figures e brinquedos e duas pessoas, mas nada que não se aguente. Pretendemos ter uma divisão apenas dedicada às nossas colecções quando decidirmos mudar-nos para outra casa.

Clone TV: Normalmente, como e onde fazes as tuas compras: vais à procura de algo em especifico ou aproveitas um bom negócio quando o encontras? E preferes as boas lojas à moda antiga ou fazer compras pela Internet?

Steve: Gosto de fazer compras pela net, mas também de visitar as lojas locais. Ainda sinto aquela adrenalina de encontrar novas figuras nas prateleiras de lojas como o Toys’R’Us, mas também gosto de comprar itens online e aprecio a antecipação de esperar por uma encomenda a chegar à minha porta. A maior parte das vezes procuro na minha loja local por algo que quero e se não conseguir encontrar, compro online. É o caso da nova onda de figuras da Clone Wars onde se inclui o Capitão Rex na sua armadura de Fase II, o Commander Wolffe, o Comando da República “Boss” e muitos outros. A disponibilidade nas lojas do Reino Unido não é a melhor, por isso, ocasionalmente a internet é a minha, e de muitos outros coleccionadores, única opção.

Steve durante uma das suas análises em vídeo.
Clone TV: Em 2010 recebeste uma figura de acção personalizada com a tua cara. Como foi a sensação de a receber, considerando que és um coleccionador de figuras de acção e fã de Star Wars?


Steve: Foi excelente, mas muito estranho ao mesmo tempo. Ver a tua cara, as tuas expressões faciais imortalizadas numa figura de acção de plástico é um sentimento muito estranho, mas porreiro. É sem dúvida um dos coleccionáveis mais porreiros que eu tenho.

Clone TV: Dirias que essa figura de acção é o teu coleccionável de Star Wars favorito ou tens outro?

Steve: Não, de modo algum é o meu coleccionável favorito. É tão difícil escolher um favorito. Penso que o item na minha colecção que mais significado tem para mim do ponto de vista sentimental é a E-11 Stormtrooper Blaster, montada a partir do zero, que o meu pai construiu. Não consegues substituir algo assim. A minha colecção inteira é o meu orgulho e alegria, por isso não consigo seleccionar apenas uma peça favorita.

Clone TV: Há alguma figura de acção ou coleccionável que sempre quiseste mas nunca conseguiste juntar à tua colecção? Qual seria a jóia da coroa da tua colecção?

Steve: Sempre quis um AT-AT quando era mais novo, essa era O item que eu queria, mas nunca tive porque perdi a minha oportunidade quando a versão “Power of the Force” saiu em 1997. Lancei-me à oportunidade de o ter quando a versão Endor saiu em 2006. Agora, não posso dizer que haja um item que tenho mesmo que ter! Há novos produtos a serem lançados a todo o momento, e digo sempre “Wow! Tenho mesmo que adicionar isto à minha colecção!” E nove vezes em dez, acabo mesmo por fazê-lo. Penso que o item que me tem escapado e que gostava mesmo de ter era o Clone Commander Cody 1:6 Scale figure da Sideshow Collectibles. Adorava ter essa figura.

Clone TV: Também estás envolvido noutros projectos, como o podcast “Boring Conversation Anyway”. O que nos podes dizer sobre esse podcast ou outros projectos em que estejas a trabalhar?

O Steve em outro dos seus vídeos.
Steve: O podcast é óptimo! Divirto-me sempre imenso a gravar com o Fly Guy do flyguy.net e com o Whit do dbsw.net, entre outros convidados que vamos tendo no programa! Tivemos recentemente a sorte de ter o Stephen Stanton, que interpreta o Governor Tarkin e o Moralo Eval na série “Star Wars: The Clone Wars”, no show há uns meses atrás e isso foi óptimo! Ele é uma pessoa muito talentosa! Também falámos recentemente com o James Burns e o Mark Newbold do jedinews.co.uk, o que foi muito bom para mim já que tenho vindo a trabalhar de perto com o Jedi News: eles publicitam os meus vídeos e fazemos ainda algumas colaborações, como reportagens escritas, artigos, acções de solidariedade e muitas outras coisas! A comunidade Star Wars abriu imensas janelas de oportunidade para mim e para outras pessoas e eu tenho sorte de ser uma parte de tudo isso.

Clone TV: Disseste recentemente na tua página do Facebook que deste os teus primeiros autógrafos no “Star Wars Fan Fun Day”. Tendo em conta que o teu canal do Youtube tem milhares de subscritores espalhados pelo mundo inteiro, como lidas com o facto de te estares a tornar numa celebridade entre fãs de Star Wars e coleccionadores?

Steve: Ahah! Não me considero uma celebridade, e é por isso que fiquei tão surpreendido quando fui abordado para tirar fotografias e dar autógrafos no “Star Wars Fan Fun Day”. Foi uma sensação muito boa, porque deu-me a possibilidade de interagir com uma grande variedade de diferentes fãs e coleccionadores. Sinto-me humilde pelo facto de tantas pessoas gostarem dos meus vídeos, mas não me considero por certo uma “celebridade”. Se tivesse que me definir, sou apenas um fã que tem a sorte de conhecer muita gente que partilha o meu amor por Star Wars e coleccionismo.

O Steve a mostrar que não há mal nenhum em gostar-se de Star Wars e ser-se sexy!

Clone TV: Gostarias de deixar algumas últimas palavras aos nossos leitores e, talvez, alguns conselhos para alguém que quer começar a coleccionar memorabília de Star Wars ou até começar o seu próprio videocast sobre o assunto?

Steve: Gostaria de vos agradecer por darem-me a oportunidade de responder a algumas excelentes perguntas! Diverti-me imenso a respondê-las, elas deram-me realmente algo em que pensar. No que diz respeito a conselhos para coleccionadores/videocasters a iniciar-se, diria apenas para se divertirem com o que fazem. Para jovens coleccionadores, diria para comprarem aquilo de que gostam. Não há uma estratégia. Limitem-se a ir às lojas da vossa zona ou navegar online e, se virem algo e gostarem, comprem! Não há uma maneira certa ou errada de coleccionar. Diria também para compararem preços e pesquisarem nas lojas antes de fazerem uma compra. Num hobby como este é normal ser-se enganado, por isso, tenham cuidado! Tenham a certeza que estão a conseguir o melhor negócio. No que diz respeito ao videocasting, diria a alguém que está a pensar em fazê-lo para se divertir com isso. Uma vez mais, não uma forma certa ou errada de se fazer, mas se querem parecer informados e conhecedores, façam a vossa pesquisa sobre o que vão falar. Garantam que têm uma boa câmara e luz decente para que os vossos espectadores possam ver e ouvir o que lhes estão a mostrar. Mas, sobretudo, divirtam-se! Se vocês tiram gozo do que estão a fazer, se isso vos faz feliz, então estão a fazê-lo bem!

Links de Interesse:
SithLord229 no Youtube, Facebook, Blogspot
Boring Conversation Anyway na InternetFacebook e no iTunes
Flyguy.net na Internet e no Facebook
DBSW na Internet
Jedi News na Internet e no Facebook

---
FOR THE ENGLISH VERSION OF THIS INTERVIEW, PLEASE FOLLOW THIS

0 Clones falaram sobre isto.:

Enviar um comentário