quarta-feira, 16 de maio de 2012

[Crítica] STAR WARS: O Império Contra-Ataca


Autor: Donald F. Glut
Título original: Star Wars - The Empire Strikes Back
Ano: 3 BBY

"O 5º episódio Star Wars é considerado por muitos como o melhor filme da saga. Pessoalmente não me consigo decidir mas é óbvio que sempre olhei para este filme como um dos melhores dentro do género, e como tal, as expectativas em relação ao livro eram grandes.

- Um grande guerreiro? - A criatura abanou a cabeça, com o cabelo todo branco a descair-lhe em torno das orelhas pontiagudas. - As guerras não fazem grande ninguém.

Falando um pouco sobre as diferenças entre filme e livro, a verdade é que são poucas, e como tal quem tiver visto o filme não irá ler grandes cenas que não tenham aparecido. A diferença está um "bocadinho" em cada página, com o autor a dar mais profundidade a certos momentos e ligações. A relação entre Leia e Solo está muito melhor, mais compacta e credível, as acções de Vader são mais complexas e simultaneamente mais fáceis de se perceberem, mas é no treino entre Yoda e Luke que o livro ganha uma dimensão superior, tornando-se melhor do que o filme.

- Não e não! - atalhou Yoda, impaciente - Não vais tentar. Vais fazer. Fazer! Ou então nada. Não tens de tentar.

A história está excelente e nota-se que o autor teve a capacidade de não baixar o ritmo em demasia, criando uma narrativa que obriga o leitor a continuar a ler. Em relação às personagens, apenas posso dizer que estão todas melhores do que no filme. Com mais "tempo" para cada uma, temos uma visão melhorada de Vader, Luke, Yoda, Solo, entre outros. Esta profundidade, baixa obviamente o ritmo, mas nunca deixa de ser uma leitura compulsiva. (...)"

Uma vez mais, uma crítica da autoria de Luís Pinto.
A continuação pode ser lida no blog Ler y Criticar através deste link.

0 Clones falaram sobre isto.:

Enviar um comentário