sexta-feira, 4 de maio de 2012

[Crítica] STAR WARS: A Guerra das Estrelas


Autor: George Lucas
Título original: Star Wars: A New Hope
Ano: 0 BBY

"Star Wars Episódio IV marcou o início de uma geração, de uma mitologia. O início da saga com maior sucesso no cinema e que levou milhões de pessoas a sonhar de olhos abertos. A brilhante criação de George Lucas mudaria a ficção-científica, tornando-a popular a um número nunca antes visto, apetecível, ainda mais fascinante.

Neste primeiro livro Alan Dean Foster pega no guião do filme, escrito por Lucas, e transforma-o de forma subtil, tornando-o um livro. Em primeiro lugar devo dizer que pela forma como o livro é escrito e pelo que revela de forma muito indirecta, será sempre preferível ler este livro após ler os três primeiros, e não pela ordem que foram publicados. Acreditem que terão uma compreensão muito maior se souberem o que aconteceu nos Episódios anteriores, e isto é algo que nos filmes não fica tão vincado nem é necessário.

- Eu acho preocupante esta falta de fé - atreveu-se a dizer Vader.

Comparando ainda um pouco o filme com o livro, este é claramente o livro que está mais próximo do filme, e consequentemente o que oferece menos material novo. No entanto continua a ser bem mais completo do que a versão cinematográfica, com alguns momentos que foram cortados no filme, com diálogos mais completos e maior compreensão de algumas personagens e decisões. Grande exemplo disso são Tarkin e Leia, personagens que no livro ganham uma maior atenção, com o leitor a ter um conhecimento profundo dos planos de Leia, mas essencialmente da personalidade muito interessante de Tarkin, que no filme não é bem explorada. Nota-se também que no livro Vader tem uma preponderância muito maior. (...)"

Uma vez mais, uma crítica da autoria de Luís Pinto.
A continuação pode ser lida no blog Ler y Criticar através deste link.

1 Clones falaram sobre isto.:

  1. Nunca li nada da Guerra das Estrelas, mas os episódios IV V e VI são os melhores para mim

    ResponderEliminar