sexta-feira, 25 de maio de 2012

35º aniversário do filme Guerra das Estrelas

It is a period of civil war.
Rebel spaceships, striking
from a hidden base, have won
their first victory against
the evil Galactic Empire.

During the battle, Rebel
spies managed to steal secret
plans to the Empire's
ultimate weapon, the DEATH
STAR, an armored space
station with enough power
to destroy an entire planet.

Pursued by the Empire's
sinister agents, Princess
Leia races home aboard her
starship, custodian of the
stolen plans that can save her
people and restore
freedom to the galaxy....

E foram estas as palavras que as pessoas que, a 25 de Maio de 1977, se deslocaram a um dos 32 cinemas onde o filme Star Wars estava em exibição viram correr nos primeiros segundos de filme. Nada mais seria igual depois desses instantes e o sucesso de Star Wars foi de tal forma que é considerado por muitos como um dos primeiros filmes "blockbuster". Logo na altura, membros do elenco e da equipa técnica aperceberam-se de filas enormes à volta dos cinemas. Até membros da equipa técnica, normalmente ignorados, eram solicitados para dar autógrafos. 

O jornal New York Times descreveu o filme Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança como "o mais belo filme de série alguma vez feito". Roger Ebert descreveu o filme como "uma experiência transcendental", comparando os seus efeitos especiais a outros filmes de ficção cientifica e referindo ainda que a verdadeira força do filme consistia na sua narrativa pura.

O filme conquistou ainda inúmeras distinções, por parte de críticos, pares de George Lucas e, evidentemente, por parte dos fãs.
 
E é por isso que Star Wars continua, ainda hoje, a ser um dos filmes com mais sucesso de sempre.

E esse sucesso não se encontra apenas no passado, mas também no presente e certamente no futuro. Star Wars mudou a forma como vemos cinema e, especialmente, como encaramos a ficção-cientifica, até então feita apenas para um segmento bastante limitado de espectadores.  Star Wars trouxe ainda uma linha de merchandising como não há memória, expandiu-se através de video-jogos, bandas desenhadas, livros e séries de televisão.

E é por isso, que 35 anos depois do lançamento original do filme, a Saga e tudo o que lhe está ligada continua a movimentar massas um pouco por todo o mundo. Portugal não é excepção como o comprovam a existência do Clube de Fãs Oficial, de um Outpost da Legião 501, projectos de divulgação de Star Wars, como é a Clone TV e um sem número de coleccionadores e amantes dos filmes.

Parabéns Guerra das Estrelas. Que a Força esteja contigo!

0 Clones falaram sobre isto.:

Enviar um comentário