domingo, 27 de maio de 2012

10 "Melhores" músicas baseadas em Star Wars

Apesar de Star Wars ser uma saga de filmes a verdade é que trouxe para a cultura pop toda uma "mitologia" a que ninguém fica indiferente (alguns tentaram até, com relativo sucesso aparentemente, trazer parte dessa mitologia para o mundo real, criando “religiões” baseadas na ordem Jedi e no conceito de Força). Ora, sendo a música um dos meios mais utilizados para espalhar mensagens e com origens que remontam às da humanidade, não é de surpreender que um sem número de bandas tenha já decidido fazer músicas que giram à volta de Star Wars. Quer se tratem de variações de temas originais ou músicas concebidas para o efeito, muitas delas são pequenas peças de arte que devem ser lembradas e partilhadas com todos. Foi exactamente a pensar nisso que fizemos esta lista.

10 - Blink 182 – A New Hope

Os Blink 182 foram uma banda em voga há uns anos. Entretanto o punk rock deixou de ser fixe e nunca mais se ouviu falar deles da mesma forma. Felizmente, Star Wars nunca deixou de ser fixe e por isso é que bandas como os Blink continuam a fazer músicas sobre o assunto. A música não é a melhor e a letra faz-nos pensar que a Princesa Leia tinha perseguidores sem saber. Esperemos que o Han Solo tenha sido capaz de dar conta do recado.


09 - Atari Teenage Riot - Death Star

Esta banda alemã cujo som é descrito por alguns como “Hardcore Digital” - os Atari Teenage Riot - também não ficou indiferente aos filmes da Guerra das Estrelas. Talvez por isso tenham logo em 1997 feito uma música chamada Death Star. O tema? Bem, imaginem que a Death Star tinha sentimentos e escrevia um diário armado em adolescente amargurada com a vida. Pois … é basicamente isso. Ah, e provavelmente ouviria Atari Teenage Riot.


08 – Star Wars Gangster Rap
 
Já tem quase uma década de vida, mas o bom da Internet é que, uma vez "caindo" lá, dura para sempre. Aqui temos não só música mas um videoclip animado que ajuda a sentir o "flow" da música. É genial? Não tanto como as restantes músicas que cá temos, mas merece ainda assim constar da nossa lista.


07- Richard Cheese - Star Wars Cantina

Um nome conhecido do circuito das paródias musicadas, Richard Cheese (e a sua respectiva banda) fez carreira a fazer versões de outras músicas. Aqui na Clone TV somos fãs. Neste tema o cantor pega no clássico Copacabana de Barry Manilow e dá-lhe um arranjo diferente com uma letra baseada nas muitas histórias que Cantina de Mos Eisley tinha para contar. Fica por isso com um honroso 7º lugar.

Esta não é a sua única experiência a fazer brincadeiras com Star Wars, como podem ver aqui.


06 – The Piano Guys – Cello Wars

Os amantes da música clássica também merecem atenção. E que melhor atenção do que esta obra tocada pelos Piano Guys -embora o que esteja aqui em causa sejam violoncelos. A música não é uma paródia, ao contrário de muitas outras que encontrarão nesta lista, mas antes uma interpretação de um medley de várias músicas da banda sonora de Star Wars. Embora a música por si valha a pena, o videoclip dá-lhe uma dimensão bem maior. Ouçam e já podem dizer aos vossos pais que tantos vos chateiam por só ouvirem barulho que já gostam de música clássica.


E agora vou partilhar o vídeo no Facebook e inscrever-me em aulas de violoncelo que de repente senti uma necessidade urgente de o fazer. Pergunto-me porque será...

05 – Epic Rap Battles of History: Darth Vader vs Hitler

Um grupo de amigos teve uma ideia: e se colocássemos figuras históricas a fazer batalhas de rap? E este foi um dos resultados: Darth Vader a rimar contra o Hitler. Sabemos que este é um assunto muito delicado (o Hitler, apesar de tudo o Darth Vader é uma figura da ficção que não levará a mal umas piadas sobre si) mas esta batalha resultou numa das nossas músicas preferidas a envolver Star Wars. E não fomos os únicos a gostar! O resto da malta gostou tanto que esta batalha teve até direito a um segundo round.


04 - Tenacious D - Deth Starr

Os Tenacious D são um duo norte-americano que recupera o melhor do Rock e mistura-lhe uma pitada de humor. Esta música, vai contudo mais longe. Não que não tenha o humor e o rock que tanto os caracteriza, mas tem também Star Wars (que surpresa, tendo em conta que o título deste post é 5 Melhores músicas baseadas em Star Wars).
Chamada Deth Starr esta é a 5ª faixa do seu mais recente CD e apresenta uma solução tão válida como outra qualquer para a resolução desse problema mundial que é o excesso de população: construir uma Death Star. Não se pense contudo que o objectivo é destruir a terra (se bem que isso resolveria parte do problema do excesso de população … pelo menos funcionou com Alderaan). A ideia é, porque a Death Star é tão grande, “dividir o mal pelas aldeias”e meter umas quantas pessoas na nave (que será construída por um nerd).
A música avança depois com umas descrições sobre as actividades na Death Star, nomeadamente rockar e participar em orgias bizarras, mas é melhor serem vocês a ouvir a música.


03 – Dr. Sin - May the force be with you

O Rock é forte com estes. São os Dr. Sin e vêm do Brasil. Nesta faixa, que consta do disco Animal (os nomes bons para discos já devem estar todos ocupados), a banda pretendeu fazer um tributo a Star Wars. Sinceramente, não sabemos se gostamos realmente da música (e não nos levem a mal, apenas não é o nosso género) ou se foi a genialidade do videoclip que nos levou a meter esta faixa como número 3 da lista. Uma coisa é certa: não podíamos deixar de premiar uma banda que põe o Darth Vader a tocar bateria, Stormtroopers a dançar e até um Tusken Raider a fazer air guitar! Não acreditam? Vejam pelos vossos próprios olhos!


02 - Jeff & Maya Bohnhoff - Midichlorian Rhapsody

Pouco sei sobre este duo Jeff & Maya Bohnhoff a não ser que são marido e mulher e que fazem paródias sobre temas de ficção científica misturando-os com clássicos do rock. Ah, e já disse que eles são um espectáculo?
Bem, talvez esteja a exagerar já que apenas ouvi uma música - a Midichlorian Rhapsody – mas posso assegurar que se estiverem todas à altura dessa, então eles são de facto um espectáculo. Pegando num clássico dos Queen, este duo conta a história de Star Wars, desde o Episódio I ao III.

O vídeo, que não sabemos se é oficial, assenta que nem uma luva à música, tornando-a ainda mais épica. Mais palavras para quê? Carreguem no Play e oiçam!


01- "Weird Al" Yankovic - The Saga Begins

O rei das paródias musicais "Weird Al" Yankovic leva um merecido primeiro lugar! Há que mostrar o devido respeito por uma pessoa que fez carreira a fazer piadas sobre o trabalho dos outros. A música The Saga Begins, de 1999, pega na melodia da música da “American Pie” e conta a história do filme “A Ameaça Fantasma” vista pela perspectiva do jedi Obi Wan. “Weird Al” escreveu toda a letra tendo como base spoilers que iam saindo na Internet e pediu até para ter acesso exclusivo de forma prévia ao filme, o que lhe foi negado. Pagou por isso bem caro para poder estar presente num pré-visionamento feito para fins de caridade … mas o seu trabalho de preparação estava tão bem feito que apenas teve que fazer umas pequenas alterações. De acordo com informação disponível no site do cantor, o próprio George Lucas gostou da música. Talvez a reacção fosse outra se soubesse que há pessoas a preferir esta música do que o filme a Ameaça Fantasma.



Menções Honrosas:

What do you get a wookie for christmas ( When he already owns a comb)
Ash - Clones 
EPICA - The Imperial March

0 Clones falaram sobre isto.:

Enviar um comentário