quarta-feira, 25 de abril de 2012

[Crítica] STAR WARS: Revenge of the Sith


Autor: Matthew Stover 
 Título original: Star Wars Episode III - Revenge of the Sith 
 Ano: 19 BBY
"Conseguir "transportar" um filme para um livro nunca será tarefa fácil, muito menos quando o Universo pode ser tão vasto como em Star Wars. Tal como falei aqui antes, a adaptação do Episódio I foi bem conseguida, sem deslumbrar, mas conseguindo ser superior ao próprio filme, por nos dar mais respostas, por ser ligeiramente mais vasto e emotivo. A adaptação do Episódio II bateu as minhas expectativas, sendo claramente superior ao filme em todos os aspectos. Então o que esperar deste Episódio III?
Matthew Stover é um escritor que não conheço para além do universo Star Wars, onde já escreveu outros livros, e como tal não sabia verdadeiramente o que esperar. A surpresa foi enorme e pela positiva! Quando acabei de ler este livro, a surpresa fora tão grande que ponderei ser a minha parte de fã da saga a falar mais alto, mas uma rápida pesquisa esclareceu as minhas dúvidas. Os críticos mostraram a mesma admiração pelo livro!
Esta é na minha opinião uma das melhores adaptações (de filme para livro) que alguma vez li. Trata-se de uma obra de tal forma superior ao filme, que a única coisa que me resta é admirar o trabalho do autor. No início do livro temos perto de 100 páginas em que Anakin e Kenobi resgatam Palpatine, e a princípio pareceu-me que estaria perante um livro com um ritmo demasiado lento, mas rapidamente percebi que era aqui o momento em que o autor nos mostraria a profunda ligação entre os dois Jedis. A forma como o autor nos mostra as personagens, baixando ligeiramente o ritmo, é um dos grandes trunfos e a ligação entre mestre e aprendiz é dada de forma sublime. Kenobi é uma personagem muito mais complexa do que no filme, muito mais interessante e preponderante, ajudando a explicar muitas das suas acções. (...)"

Uma vez mais, uma crítica da autoria de Luís Pinto.
A continuação pode ser lida no blog Ler y Criticar através deste link.

0 Clones falaram sobre isto.:

Enviar um comentário