segunda-feira, 9 de abril de 2012

[Crítica] STAR WARS - Ataque dos Clones


Autor: R. A. Salvatore
Título original: Star Wars. Episode II: Attack of the Clones
Ano: 22 BBY

"Após acabar de ler o Episódio I passei de imediato para este livro, agora pela mão de R. A. Salvatore. Apesar de conhecer a fama da saga do seu elfo negro, Drizzt Do'Urden, nunca li nada deste autor, mas agora posso garantir que neste livro o seu trabalho nota-se, respira acima do livro, tornando-o muito superior ao anterior livro de Terry Brooks.

-Por que é que eu penso que tu vais ser a minha morte? – comentou Obi-Wan acima do clamor.
- Não digas isso, mestre. – replicou Anakin

Aquilo que devemos ter consciência é que este livro tem tudo o que o filme nos dá (Salvatore não muda quase nada do que acontece no filme, sendo para mim a grande diferença a luta final em que aparece mestre Yoda), mas também nos dá muito mais. Salvatore faz um trabalho excepcional, surpreendente até, juntando muitas páginas que não aparecem no filme, explicando tudo muito melhor, deixando para trás a ideia que alguns acontecimentos foram forçados. Se o filme tenta sempre manter um ritmo elevado (nota-se facilmente neste), por vezes destruindo alguma história, Salvatore não o faz no livro, não tendo problema em baixar o ritmo de acontecimentos para nos explicar, por exemplo, como o lado negro da força tolda a visão dos jedi e como Yoda pensa contornar a situação (algo que no filme não nos é mostrado e que adorei), entre muitas outras coisas: a forma diferente como Dooku usa a força e a sua técnica específica na luta de sabres de luz, etc... não vos vou estragar as surpresas.

Com estas páginas ficamos ainda a saber muito mais sobre Padmé, a sua família é-nos apresentada; ainda mais sobre a mãe de Anakin e sua vida em Tatooine, muitas páginas sobre Jango Fett, etc… A relação entre Anakin e Padmé é-nos dada com maior detalhe, mais consistente e completa, tal como o aprofundar de várias personagens.
No geral este livro é mesmo muito melhor do que o filme, podendo apenas dizer que Salvatore consegue criar algo melhor em todos os aspectos menos no esplendor visual (o que sinceramente seria impossível e poderia matar o livro com descrições demasiado extensas).(...)"
Crítica de Autoria de Luís Pinto
A continuação pode ser lida no blog Ler y Criticar através deste link.

0 Clones falaram sobre isto.:

Enviar um comentário